Atacante entra no segundo tempo e marca o gol da vitória do Atlético
Mais uma vez, Luan entrou e decidiu para o Atlético. Foi dele, aos 25 minutos do segundo tempo, um minuto depois de entrar em campo, o gol da vitória do Galo sobre o Palmeiras, por 1 a 0, no Pacaembu, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A decisão da vaga será na quinta-feira da semana que vem no Independência.
Sem importantes jogadores como Réver, Marcos Rocha, Pierre, Leandro Donizete e Guilherme, todos em recuperação de lesão, o Atlético encarou um adversário também desfalcado, mas motivado pelas comemorações do centenário do clube. Ameaçado de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o técnico Ricardo Gareca poupou vários atletas.
No fim de semana, os dois times voltam as atenções para o Brasileirão. O Galo enfrenta o Coritiba, domingo, em Curitiba. O Palmeiras, no sábado, recebe o Internacional.
Luan decidiu o jogo para o Atlético no primeiro confronto pelas oitavas – Foto: Marcos Bezerra/Futura Press
O Jogo
Muitos erros de passes, pouca inspiração. O Atlético criou seus próprios obstáculos contra o misto do Palmeiras.
Mesmo assim, esteve mais próximo do gol durante quase todo o primeiro tempo. Balançou as redes logo aos seis minutos, com Leonardo Silva completando cobrança de falta. Mas o zagueiro estava impedido.
Aos 11 minutos, começou a brilhar o goleiro Fábio, do Palmeiras. O atacante Jô, que procurou se movimentar mais, fez boa jogada pela direita e cruzou para Diego Tardelli. O atacante pegou de primeira e Fábio salvou os paulistas.
Aos 29 minutos, foi a vez do arqueiro alviverde evitar o gol de Pedro Botelho, em outra finalização dentro da área.
A terceira grande oportunidade alvinegra foi aos 41 minutos. Em outra arrancada, Jô teve a chance de encerrar o jejum de gols que já passa de 1.300 minutos. Ele invadiu a área, chutou e Fábio defendeu.
O Palmeiras, que tinha se limitado a arriscar chutes de fora da área, teve tudo para abrir o placar aos 43 minutos, quando o árbitro Jean Pierre Lima marcou pênalti de Jemerson em Mazinho, para revolta dos atleticanos. Henrique cobrou e fez. Porém, houve invasão e o juiz mandou voltar. Na nova cobrança, o atacante mudou o canto e bateu para fora.
Na etapa final, o Atlético teve um lance logo no começo, com Leonardo Silva desviando de cabeça para a boa defesa de Fábio. Depois, as chances sumiram.
Uma alteração aos 24 minutos mudou o rumo da partida. Luan, que entrou no lugar de Rafael Carioca, foi decisivo. Apagados no jogo, Dátolo e Maicosuel também foram decisivos. Após boa troca de passes entre eles, o segundo cruzou e Luan, de cabeça, em seu primeiro lance, fez 1 a 0.
Nos acréscimos, o Palmeiras quase empatou. Foi para o abafa. Aos 48 minutos, Victor fez grande defesa e garantiu a vitória por 1 a 0.
Palmeiras 0 x 1 Atlético
Palmeiras
Fábio; Weldinho, Lúcio, Victorino e Victor Luis; Marcelo Oliveira, Renato (Felipe Menezes), Mendieta, Mazinho (Cristaldo); Diogo e Henrique (Mouche).
Técnico: Ricardo Gareca
Atlético
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Josué, Rafael Carioca (Luan), Maicosuel (Marion), Dátolo e Diego Tardelli; Jô (André).
Técnico: Levir Culpi
Gol: Luan, 25 minutos 2ºT
Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Data: 27 de agosto
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e José Javel Silveira (RS)
Cartão amarelo: Rafael Carioca, Jemerson, Josué, Alex Silva, Pedro Botelho (ATL); Mendieta (PAL)
Pagantes: 18.396
Renda: R$ 406.752,00
(Fonte: Super Esportes)