Após duas etapas disputadas em Goiás, o Rally dos Sertões chega a Minas Gerais, nesta terça-feira (26), com a terceira prova. A largada será em Catalão (GO) e a chegada em Paracatu. O trajeto terá 360 quilômetros, sendo 210 de trechos cronometrados.
A etapa deve começar com velocidades variadas, por causa da alternância de pisos de piçarras com estradas de cascalho. A expectativa é a de que o trecho contra o relógio seja muito duro e decidido na técnica dos pilotos, principalmente das motos, já que exigirá muita navegação.
Essa será a primeira das quatro etapas disputadas em Minas. Depois de Paracatu, o Rally segue para São Francisco, passa por Diamantina e se encerra em Belo Horizonte, com a chegada da maior competição off-road do país, no dia 30, na praça Geralda Damata Pimentel, na orla da Lagoa da Pampulha.
Em busca do bi
O vencedor da segunda etapa, disputada nessa segunda-feira (25), foi o campeão mundial de Rally Cross Country e do Rally dos Sertões 2013, o português Paulo Gonçalves. Ele mostrou que veio com o objetivo de buscar o bicampeonato.
Campeão de 2013 Paulo Gonçalves conquistou a segunda etapa desta edição – Foto: Idário Café/VIPCOMM
O piloto da Team HRC (Honda Racing Corporation) venceu nas motos a segunda etapa, com apenas 67 quilômetros de trechos cronometrados, de Caldas Novas a Catalão, em território goiano, com o tempo de 45min37s.
Em busca do hexacampeonato, o brasileiro Jean Azevedo, da equipe Honda Mobil, terminou na segunda colocação, com 46min39s. Piloto com mais participações no Rally dos Sertões (19 em 22 edições), Jean explica o que aconteceu para a mudança da etapa. O trajeto inicial teria 260,36 quilômetros total, sendo 202,23 de trechos cronometrados. Porém, por questões de segurança, o percurso precisou ser encurtado pela organização.
“A especial de hoje (segunda) foi bem rápida em alguns trechos e mais travada em outros. Passamos por algumas estradas que pareciam estar abandonadas, com pouco movimento. Também enfrentamos bastante poeira. As características desses primeiros dias estão bem parecidas. Largamos do quilômetro 172 da planilha e terminamos no 239, totalizando 67 quilômetros cronometrados”, disse o piloto.
Os outros vencedores da segunda etapa foram Robert Nahas, nos quadriciclos; Guiga Spinelli, nos carros; Edu Piano, Solon Mendes e Antonio Sales, nos caminhões; e José Hélio e Edmilson Camargo, nos UTVs.
(Hoje em Dia)