Galo não apresenta um bom futebol e perde para o Sport na Ilha do Retiro

0

O Atlético permanece na intermediária da tabela do Campeonato Brasileiro. Não é desta vez que a equipe alvinegra dará o tão esperado passo para, quem sabe, brigar pelas primeiras posições. Mais uma vez, o Galo esbarrou na falta de criatividade e cometeu falhas defensivas. A derrota por 2 a 1 para o Sport, na Ilha do Retiro, foi o resultado de um conjunto de erros. Bem que Levir Culpi avisou na entrevista coletiva antes da partida. “Empenho e raça não faltam, mas o time precisa jogar melhor”. Parecia que o comandante alvinegro sabia exatamente o que estaria porvir neste domingo. Felipe Azevedo e Durval fizeram os gols do Leão. Diego Tardelli anotou o tento de honra dos mineiros. O duelo valeu pela 12ª rodada da Série A.

Com a possível saída de Ronaldinho Gaúcho, o Atlético precisa encontrar o mais rápido possível o jogador para assumir a responsabilidade de camisa 10. Guilherme recebeu a missão no Nordeste, mas esteve longe de uma grande atuação. Mais à frente, Jô e Diego Tardelli desperdiçaram boas oportunidades. Outro setor bastante acionado durante o jogo foi a lateral da equipe. Na direita, Marcos Rocha arriscou bons ataques. Do lado esquerdo, o tão cobrado Emerson Conceição até deu vários cruzamentos, mas a maioria errados. Além disso, ele falhou no lance do primeiro gol do Sport. Com esse excesso de erros, Levir terá muito trabalho pela frente.

Galo esteve longe de apresentar bom futebol e acabou derrotado pelo Sport – Foto: Roberto Ramos/DP

Que o período de uma semana de treinos na Cidade do Galo seja suficiente para o treinador corrigir os defeitos. O Atlético voltará a Belo Horizonte e terá tempo para respirar. Viagem desgastante será apenas a de retorno à capital mineira, já que a próxima partida será no Estádio Independência, domingo que vem, às 18h30, contra o Atlético Paranaense. Na classificação, a equipe alvinegra ocupa o 11º lugar, com 15 pontos.

O Sport, por sua vez, deu um salto muito grande na tabela. Agora é o quinto colocado, com 21 pontos, dois a menos que o vice-líder Corinthians. Também no próximo domingo, o Leão estará em Florianópolis para enfrentar o Figueirense, às 16h, no Estádio Orlando Scarpelli. Os catarinenses estão em situação difícil na tabela, com apenas sete pontos.

Primeiro tempo truncado

Dono da casa, o Sport partiu para cima logo no primeiro minuto. Aos 34 segundos, Wendel recebeu passe na entrada da área e bateu rasteiro. Leandro Donizete salvou. O Leão seguiu em cima por mais alguns instantes, porém sem investidas perigosas. Com calma, o Atlético conseguiu sustentar a pressão inicial e passou a controlar a bola nos pés.

Se Jô tivesse acertado a rede em finalização na linha da pequena área, a torcida alvinegra ficaria na bronca com a arbitragem. É porque o auxiliar Fábio Rogério Baesteiro assinalou impedimento que não existiu. Para sorte do bandeira, a bola triscou a trave esquerda e saiu à linha de fundo. O Galo atacou com perigo novamente aos 24 minutos. Marcos Rocha deu ótimo lançamento e Tardelli exigiu grande defesa de Magrão.

O jogo seguiu truncado até os 40 minutos do primeiro tempo. A partir daquele instante, o Sport acuou o Atlético no campo de defesa. Neto Baiano e Zé Mário tiveram chances claríssimas, mas isolaram a bola por cima do gol. Houve ainda uma finalização de Felipe Azevedo bloqueada pelo lateral-direito Marcos Rocha.

Time sem inspiração e defesa vulnerável

O segundo tempo começou lá e cá. Aos quatro minutos, Jô driblou três defensores, deixou o goleiro Magrão para trás e, sem ângulo, tocou para o meio da pequena área. Mas ali só havia jogadores vestidos de vermelho e preto. Ninguém do Galo para botar o pé e inaugurar o placar. A resposta do Leão foi imediata e da maneira mais cruel. Durval deu ótimo lançamento, Emerson Conceição falhou ao tentar cortar e Felipe Azevedo tocou na saída de Victor: 1 a 0.

O Atlético vivia uma tarde terrível. E não por falta de tentativas. O time até criava situações, mas não as aproveitava. Como ocorreu aos 10 minutos, quando Maicosuel puxou contra-ataque e serviu a Guilherme de frente para o gol. A conclusão foi imprecisa, ao lado esquerdo da meta de Magrão. Na tentativa de mudar algo, Levir trocou Jô e Maicosuel por Dátolo e Luan. Mas o Sport continuava determinado a evitar o êxito alvinegro.

Experiente, Durval comandava as ações defensivas do Leão. Quando preciso, fazia jogadas de ataque. Não bastava a assistência para o primeiro gol, o veterano queria mais. E aos 23 minutos, ele se aventurou na grande área num cruzamento do lateral-esquerdo Danilo. A zaga do Atlético bateu cabeça e o camisa 4 do Sport, mesmo caído, conseguiu finalizar no canto direito de Victor: 2 a 0.

O Atlético já demonstrava sinais de cansaço e via o Sport tocar a bola. Gritos de “olé” eram ecoados das arquibancadas da Ilha do Retiro. Porém, em um lance isolado, surgiu um fio de esperança. Diego Tardelli apanhou bola mal afastada pela defesa do Leão e sofreu pênalti ao ser derrubado por Wendel. Ele mesmo cobrou, no meio do gol, e diminuiu a desvantagem: 2 a 1. Foi o 101º tento do camisa 9 pelo clube. Aos 44, Dátolo teve oportunidade de ouro para empatar, mas mandou por cima. Depois, Luan chutou rasteiro e Magrão defendeu. Até mesmo Victor foi para a área em escanteio, porém não conseguiu evitar o revés atleticano.

Sport 2 x 1 Atlético

SPORT
Magrão; Vitor, Ewerton Páscoa (Oswaldo, no intervalo), Durval e Renê; Ronaldo (William, aos 32 do 2ºT), Wendel, Zé Mário (Ailton, aos 21 do 2ºT), Danilo e Felipe Azevedo; Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista

ATLÉTICO
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre (André, aos 43 do 2ºT), Leandro Donizete, Guilherme, Maicosuel (Dátolo, aos 19 do 2ºT) e Diego Tardelli; Jô (Luan, aos 18 do 2ºT)
Técnico: Levir Culpi

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Ilha do Retiro, no Recife
Data: domingo, 27 de julho de 2014
Gols: Felipe Azevedo, aos 5, Durval, aos 23, e Diego Tardelli, aos 37 do 2ºT
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Vicente Rogério Neto (SP) e Fábio Rogério Baesteiro (SP)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, aos 8, Victor, aos 10 do 2ºT

(Fonte: Super Esportes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui