A guerra dos marqueteiros políticos e jornalistas com tendências a apoiar um candidato ou outro segue em ênfase no Brasil. O último capítulo dessa disputa foi à apresentação dos números divulgados pelo Datafolha, na primeira pesquisa após o registro oficial das candidaturas.
A pesquisa realizada entre os dias 15 e 16 de julho, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 36%, seguida por Aécio Neves (PSDB) com 20% e Eduardo Campos (PSB) com 8%. A pesquisa ainda apresentou o suposto resultado de uma disputa no segundo turno entre Dilma e Aécio Neves, onde a candidata petista teria 44% contra 40% do candidato do PSDB, considerando a margem de erros de 2 pontos para mais ou para menos, o resultado configura um empate técnico. Já na simulação entre Dilma e Eduardo Campos, o resultado seria 45% a 38% para a candidata do PT.
(Candidatos com maior intenção de votos – Foto: Divulgação)
Esse resultado foi reproduzido em várias emissoras de TV, jornais, blogs e outros veículos de comunicação como uma arrancada esmagadora do candidato Aécio Neves, considerando apenas o resultado de segundo turno, que é incerto. Em uma jogada de marketing, supostamente na tentativa de beneficiar o candidato do PSDB, foi esquecido o fato que para ter segundo turno é necessário uma série de fatores, entre eles, o candidato mais votado não pode ter mais de 50% dos votos válidos.
Saindo da ficção criada por estes veículos de comunicação e voltando ao resultado real da pesquisa. Muito provavelmente, se a eleição fosse hoje, nem segundo turno teria, já que os dois principais concorrentes de Dilma somaria 28% dos votos, para chegar aos 36% da petista foi necessário somar as intenções de votos de todos os candidatos de menor expressão.
Considerando que Dilma terá quase o dobro de tempo no programa eleitoral e que terá como principal cabo eleitoral o ex-presidente Lula, existe uma grande possibilidade da eleição ser decidida no primeiro turno. Portanto, apontar uma provável vitória de Aécio no segundo turno é no mínimo auspicioso.
É claro que tudo pode acontecer, Aécio pode conseguir uma arrancada espetacular, ou até mesmo Eduardo Campos pode conseguir um milagre de multiplicação de votos, já que em todas as pesquisas divulgadas até hoje está arrastando na casa dos 10%. No entanto os números do Datafolha mostram outra situação, a arrancada de Aécio ainda é só torcida, já que ainda não é claro se haverá segundo turno.
Por Vicente Alves – contato@aconteceunovale.com.br