Feira da Agricultura Familiar é vitrine para os produtores do Norte de Minas

0

Um espaço especialmente preparado para expor as delícias do sertão dentro da 40ª Expomontes. É a 4ª Feira da Agricultura Familiar que, desta vez, reuniu 40 produtores de Montes Claros e região.

Milhares de pessoas já passaram pela feira que a cada ano se consolida mais e já se tornou uma das mais importantes vitrines para os produtores. “Trazer a Feira da Agricultura Familiar para a Exposição é fomentar a agricultura e a Sociedade Rural tem esse papel agregador. Bons frutos são colhidos”, afirma o presidente da Sociedade Rural, Omani Barbosa Neto.

Feira reuniu 40 produtores de Montes Claros e região. (Foto: Ulisses Vasconcelos/BNB)

De acordo com dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), em Montes Claros há cerca de 5.600 agricultores familiares. Dentre os produtos mais explorados pelos produtores está o cultivo de hortaliça, mas não param por aí.

“Foi muito importante criar esse espaço para o agricultor familiar, que tem muito a mostrar e tem qualidade nos produtos que cultiva e produz. O público acaba por conhecer o que essas pessoas têm a ofertar e o agricultor consegue ampliar os negócios e as vendas por consequência”, afirma o extensionista da Emater, Robson Danilo Ferreira.

Para o gerente executivo estadual de agricultura familiar do Banco do Nordeste, Ananias de Souza, a feira é uma oportunidade de negócios com bons lucros para os agricultores. “Trata-se de um evento ímpar para Montes Claros e região, que vem se consolidando nos últimos anos, com grande expectativa por parte dos expositores, na medida em que propicia uma ótima oportunidade para a divulgação de produtos, fixação de marcas e um incremento de faturamento em pouco tempo”, comenta.

A artesã Silvia Helena conta que consegue bons resultados durante os 13 dias de evento. “Tenho produtos vendidos na Feira de Artesanato aqui desde que ela começou. Aqui meu lucro durante os 13 dias é maior que o mês inteiro”, diz.

Outro que também comemora a participação na feira é Luiz Carlos Oliveira, que há 14 anos começou uma pequena produção de doces com o auxílio da Emater.

“Antes dessa Feira da Agricultura Familiar, eu vendia meus doces no estande da Emater durante a Expomontes, mas agora é muito melhor. Não só em termos da venda durante o evento, mas a gente conversa com muita gente, dá o nosso cartão. Então mesmo quem não comprou na nossa mão durante a Feira, pode entrar em contato depois, vira freguês. É muito bom. Estamos animados com mais esta edição”, comemora.

Feira da Agricultura Familiar na Expomontes atrai milhares de visitantes. (Foto: Ulisses Vasconcelos / BNB)

(Fonte: Inter TV Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui