Moradores reclamam de rompimento de fossa pública em Virgem da Lapa

0

A fossa recebe esgoto de 41 famílias de um conjunto habitacional. O problema surgiu 3 meses após a entrega das casas, no final de 2012.

Para o pedreiro Ailton, a obra foi mal feita e a saída é construir outra – Foto: Gazeta de Araçuaí

Moradores do povoado de Cansanção, em Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, estão revoltados com a prefeitura do município, devido ao rompimento de uma fossa que serve a 41 famílias de um conjunto habitacional do lugar.

O mau cheiro é insuportável. De acordo com o pedreiro e lavrador, Ailton Silvano Rodrigues, de 45 anos, a fossa começou a dar problemas, 3 meses após a entrega das casas, no final de 2012. A obra foi executada pela CIC Construções Ltda., de Bom Despacho.

Os moradores reclamam que o prefeito não toma providências. “A gente fala com ele, mas parece que entra por um ouvido e sai pelo outro”, lamenta Ailton.

O pedreiro conta que a fossa é pequena e não suporta o volume do esgoto de todos os moradores. “A saída é a construção de outra fossa, bem feita, porque essa aí foi mal feita, não presta”, afirma o pedreiro.

Com o rompimento, todo o esgoto escorre pelas margens da BR-367, que corta o povoado.

“Quando chove, ele vai para o córrego. Com o sol quente, o mau cheiro fica pior e é até difícil comer direito”, conta os moradores.

“Quem mais sofre são as crianças com a infestação de pernilongos e o risco de contaminação já que muitas delas brincam nas proximidades do esgoto que está correndo por mais de 100 metros a céu aberto.”, diz a dona de casa Alaíde Pinheiro Jardim. “Se não usar mosquiteiro ninguém dorme”, reforça Daiane Jardim Freire, mãe de Arthur, de 5 anos.

Diante do descaso da prefeitura em resolver o problema, os moradores vão encaminhar um pedido de providências ao Ministério Público.

No sábado, 31/05, a prefeitura enviou um caminhão pipa para esvaziar a fossa, após a ida da reportagem ao local.

De acordo com Darly Oliveira Silva, diretor de infraestrutura da secretaria municipal de Obras, a prefeitura não tem como resolver o problema. “De 15 em 15 dias temos de fazer esta limpeza porque a fossa enche e derrama. A saída é entregar o serviço para a Copanor fazer o tratamento de esgoto”, acredita Oliveira.

(Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui