Projeto Mulheres Tapeceiras de Conceição do Mato Dentro recebe investimento de R$ 100 mil da Anglo American

0

O Projeto Mulheres Tapeceiras, da Associação Escolar Fazenda de Artes e Ofícios de Conceição do Mato Dentro (Aefao), receberá um investimento de R$ 100 mil da Anglo American. O aporte será utilizado para promover a renovação além de melhorias do projeto, com aumento da geração de renda e promoção da inclusão social. O programa já existe há 34 anos no município mineiro e tem como objetivos principais a divulgação da tradicional técnica do tapete bordado com ponto arraiolo e a venda dos produtos feitos pelas artesãs.

A iniciativa é fruto de convênio com a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, a Associação Comercial e Empresarial de Conceição do Mato Dentro (Acicomd), a Anglo American e a Aefao.

A Anglo American será responsável pela aquisição de matéria-prima, elaboração de peças de comunicação do projeto, além da oferta de capacitações técnicas em gestão de negócios e de confecção. Serão beneficiadas, ao todo, cerca de 50 mulheres da comunidade por meio do convênio. Os cursos de tapeçaria oferecidos serão gratuitos, com duração de cerca de três meses, e as coordenadoras do programa também participarão do Programa de Empreendedorismo da empresa.

A Aefao, em parceria com a Anglo American, promoverá, nesta quarta-feira, 6 de maio, a exposição Tapetes do Mato Dentro, com o lançamento da nova logomarca e peças de comunicação do projeto, na Casa de Cultura, localizada na avenida Daniel de Carvalho 178, Centro, às 19 horas. Foram produzidos banners, painel, stand portátil, placa de fachada, camisetas, embalagens e cartões de visita para a divulgação do Mulheres Tapeceiras.

“O apoio da Anglo American será fundamental para o resgate do nosso projeto. O mais difícil era obter esse recurso financeiro e apoio para divulgação e exposição dos nossos produtos. Dessa forma, será possível fazer uma estruturação mais formal do Mulheres Tapeceiras, que estava sem patrocínio algum. Além disso, estávamos há mais de oito anos enfrentando muitas dificuldades”, ressalta a presidente da Aefao, Maria do Rosário Silva Campos.

“Essa é uma iniciativa muito importante, que visa auxiliar no resgate e valorização da cultura e artesanato locais por meio do incentivo à propagação da técnica do bordado arraiolo, que é muito tradicional. Além disso, também será benéfico especificamente para as mulheres de Conceição do Mato Dentro com a geração de novos empregos e renda”, afirma Maurício Martins, gerente geral de Desenvolvimento Social da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American.

Arraiolo

O arraiolo é um ponto utilizado para confeccionar tapetes. Ele se assemelha ao ponto cruz, no entanto se diferem pelo fato de o arraiolo possuir um ponto mais alongado. São diversos trabalhos que podem ser feitos com o arraiolo sendo o mais comum o tapete, além de almofadas e pesos de portas.

A técnica, com origem portuguesa, é também conhecida em vários países europeus, mas foi desenvolvido um jeito conceicionense de produzir os tapetes por meio desse tipo de bordado. Por isso, eles são chamados Tapetes do Mato Dentro. No caso da Aefao, a produção da tapeçaria tem como base a arte barroca, especialmente imagens sacras e florais, festas folclóricas, aspectos da fauna flora, dentre outros elementos que retratam a cidade. Há uma riqueza grande de detalhes e de cores, que objetiva transmitir com perfeição a marca do barroco na cidade, bem como a riqueza cultural do município.

O bordado de arraiolo tem como vantagens a resistência e consistência do bordado, além de permitir a reprodução fiel de todos os desenhos geométricos e da maior parte dos trabalhos artísticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui