Projeto ajuda diminuir o impacto do período de seca em Glaucilândia

0

Em tempos de seca no Estado, um exemplo de resistência e superação das adversidades decorrentes da natureza, chama atenção na área rural de Glaucilândia, no Norte mineiro. No Sitio Santa Elisa, as trinta cabeças de gado do produtor familiar Tarcísio Veloso de Oliveira, 74 anos, estão produtivas e bem alimentadas, apesar dos quase três anos de chuvas escassas na região. O motivo é que o sítio de 27 hectares ainda tem uma boa reserva de água e a pastagem verde garante a alimentação do rebanho. E isso acontece, segundo confirma o dono das terras, e o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em função das ações do projeto De Olho na Sustentabilidade, que vem ajudando a otimizar e preservar os recursos naturais do lugar.

(Bons resultados podem ser vistos no Sítio Santa Elisa, que participa do projeto De Olho na Sustentabilidade – Foto: Divulgação/Emater-MG)

Implantado a partir de 2008, com o apoio da Emater-MG, esse projeto criou condições para o agricultor conviver melhor com a realidade das frequentes estiagens na região, segundo o extensionista Antônio Dumont, do escritório local da empresa. “Foram feitas intervenções locais, como proteção de mata ciliar, plantio de mudas em topo de morro; construção de terraços e de bacias de captação de água de chuva (barraginhas)”, explica. O proprietário também confirma os benefícios colhidos, após o projeto. “Os pastos aqui ainda estão verdes. Algumas pessoas ficam admiradas e perguntam porque”, diz Tarcísio, apesar de revelar preocupação com o avanço dos efeitos da falta de chuva na região.

De acordo o extensionista Antônio Dumont, o Projeto de Olho na Sustentabilidade é parte de um projeto maior, intitulado Manejo Integrado da Sub-bacia do Rio das Pedras. A iniciativa implantada em 2005, no município, ganhou vários prêmios e o reconhecimento de órgãos federais como a Agência Nacional das Águas (ANA), em 2010, e o Gabinete da Casa Civil da Presidência, em 2011. O projeto de Manejo, de acordo com o extensionista da Emater-MG, atuou na recuperação de nascentes do Rio das Pedras, que banha o município, e de vários dos seus afluentes. Também possibilitou a construção de cercas para proteção de matas ciliares e nascentes. Outra ação foi o plantio de várias mudas de espécies nativas para recuperar topos de morros e de áreas onde brotam rios e córregos.

O extensionista da Emater-MG explica que no Sitio Santa Elisa, o projeto De Olho na Sustentabilidade é uma experiência piloto de sucesso. As medidas adotadas na propriedade inspiraram mais de 50 outras propriedades rurais próximas, incentivando intervenções semelhantes, de acordo com Dumont. Segundo ele, a empresa pública de extensão rural vem utilizando o local para ministrar cursos e dias de campo também. “Já promovemos três cursos e dois dias de campo para outros agricultores da região, no Santa Elisa”, pontua. Além disso, o sítio continua sendo referência para outros trabalhos de fomento à sustentabilidade na região. Atualmente, conforme Antonio Dumont, o proprietário Tarcísio Veloso abriu também a sua propriedade para receber material reciclável das redondezas. “As pessoas entregam papelão e garrafas pets, que são vendidas em Montes Claros. Os recursos são doados a grupos de jovens rurais do município”, conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui