Manifesto pede melhorias para o Conservatório em Montes Claros

0

Professores, pais e alunos do conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez se reuniram na tarde desta quinta-feira (27) para reivindicar contra a redução no número de funcionários e pedir melhorias estruturais no prédio da instituição. Cerca de mil pessoas, segundo a organização, participaram da ação que percorreu ruas e avenidas de Montes Claros, Norte de Minas.


(Foto: Valdivan Veloso/G1)

Com faixas, bandeiras e camisas com estampas em prol do movimento, a manifestação se iniciou em frente a instituição. Estudantes e professores tocaram e cantaram músicas em protesto a situação.

“Esta ação é para pedir uma resposta positiva e rápida. Queremos chamar a atenção porque assim não dá mais para ficar”, afirma a professora de violão Liliane Queiroz.

Enquanto o grupo se manifestava fora do prédio, engenheiros da Superintendência Regional de Ensino em Montes Claros avaliavam a estrutura do Bloco D, que está interditado desde há cinco meses por apresentar rachaduras no teto e paredes. “Realmente foi correto interditar estas salas. Vamos solicitar que sejam feitas obras para reestruturação do prédio. Neste caso, acreditamos que pode ser uma espécie de laje sobre laje”, explica o engenheiro Heleno Alencar.

Durante o trajeto foram distribuídos panfletos a motoristas e moradores. “Este tipo de ação deve acontecer mais vezes. A população tem de ir para as portas das instituições e pedir atitude dos políticos. Eles não podem ficar isentos da situação”, afirma o empresário Roberto Lafetá.

Outra preocupação do movimento é a extinção das aulas no período noturno para 2015. Situação que deixou revoltado o gerente administrativo Antônio Sérgio Cruz, que estuda violão na instituição. “Meu discurso é inflamado porque não suporto a injustiça. É uma escola pública onde muitas crianças e jovens estão aprendendo arte. Elas poderiam estar na rua e estão consumindo arte”, afirma.

A ação se encerrou na Praça Doutor Carlos, no centro da cidade.

Problemas antigos

O Conservatório Lorenzo Fernândez completa 50 anos em 2014. Ele é considerado o maior centro de esino de arte e cultura da América Latina e atende cerca de 4.500 alunos, em Montes Claros e Bocaiuva.

Em 2006, foi inaugurado o novo prédio da instituição, mas, desde esta época, o auditório sofre com problemas estruturais. Por causa de uma chuva em janeiro de 2013 parte do teto desabou e não pode ser utilizado.

O número de funcionários sofreu reduções que, segundo os manifestantes, prejudica a manutenção do ensino aos estudantes.

(Inter TV Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui