Lutador de Jiu-Jitsu natural de Teófilo Otoni vai disputar mundial nos Emirados Árabes

0

Igor Ribeiro Oliveira, de 19 anos. O atleta participou da seletiva Trial de Gramado, no Rio Grande Sul, e vai representar Teófilo Otoni no mundial que acontece nos Emirados Árabes, em Abu Dhabi, capital do país do Oriente Médio.

O jovem começou a lutar aos 13 anos e não parou mais. Conquistou títulos importantes: tricampeão Panamericano, bicampeão brasileiro, bicampeão da Copa do Mundo de Jiu Jitsu, tricampeão mineiro, dentre outros. Segundo ele, o trabalho realizado com a equipe do TFT – Tatá Fight Team (onde ele treina), é sério, contando com vários atletas de ponta. “Na nossa equipe só faltava esse título. Agora conseguimos completar todas as confederações de jiu-jitsu do mundo, e medalhar em todas. Essa conquista nos trouxe uma gratificação muito grande porque trabalhamos bastante para conseguir esse resultado”, disse.

Falta de patrocínio é o maior empecilho

Apesar de todas as conquistas e do bom desempenho do lutador nos campeonatos, há um adversário que ele ainda precisa vencer, a falta de patrocínio. “Sempre foi a parte mais difícil, não somente no jiu-jitsu, mas em todas as modalidades esportivas, principalmente aqui em T. Otoni. Porém, a gente consegue alguns patrocinadores que acreditam no nosso trabalho e nos ajudam. O vereador Thales Contão (PT), por exemplo, está sempre apoiando. Também não poderia deixar de falar do André Souza da ABX Invest, que me apóia desde o início. Sem essas pessoas nós não conseguiríamos levar o nome de Teófilo Otoni para fora. Os empresários da cidade muitas vezes preferem apoiar festas que não colocam o nome de suas empresas num nível tão elevado como são essas competições, do que apoiar um atleta de alto nível. Infelizmente a cidade perde com isso”, lamenta.

O professor do atleta, o treinador e lutador Celson Baldon, está feliz com o desempenho do aluno. “Essa competição talvez seja a de maior grandeza para ele, por ser uma seletiva de campeonato internacional. A gente fica feliz em ver a evolução do atleta que treina com a gente e faz parte da nossa equipe. Esse pessoal se prepara bastante para conquistar os títulos. Eles respiram e vivem o esporte. Acho que isso faz a diferença no trabalho deles, a dedicação”, diz.

Para o vereador Thales Contão incentivar a prática esportiva e apoiar atletas que colocam o nome da cidade em âmbito estadual, nacional e internacional só traz benefícios para a região. “Temos a grata satisfação de ver um atleta da cidade se despontando em Gramado, onde somente pessoas que têm uma grande prática e habilidade no jiu-jitsu conseguiram trazer esse resultado. Um atleta que talvez tenha sido o único de Minas Gerais a ganhar essa medalha. Isso é muito positivo” afirma.

(Diário de Teófilo Otoni)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui