Fazenda de recuperação de dependentes químicos é invadida em Bocaiúva

0

A comunidade Terapêutica Fonte da Misericórdia acionou a Polícia Militar depois de ter parte da propriedade que fica na zona rural de Bocaiúva (MG) invadida nesta quinta-feira (30/01).

Segundo a PM, o monitor da instituição filantrópica de recuperação de dependentes químicos e alcoólatras informou que, por volta das 4h30, aproximadamente 50 pessoas arrobaram o cadeado da cancela e invadiram a Fazenda da Solidariedade Senhor do Bonfim.

De acordo com o depoimento, os invasores chegaram à sede num ônibus e em várias motocicletas, soltando foguetes e anunciando que seriam integrantes do Movimento Sem Terra (MST).

O monitor relatou ainda que o prédio onde se encontravam alojados os nove dependentes, em processo de recuperação, não fora violado, e que percebeu, através do barulho, que as portas das demais instalações teriam sido arrombadas.

O coordenador geral da instituição disse que, nessa quarta-feira (29), soube de comentários sobre uma possível invasão, uma vez que o INCRA vem demarcando áreas na fazenda, destinadas a assentamentos de pessoas ligadas ao MST.

Segundo a assessoria de comunicação do INCRA, a área em questão é um patrimônio da união, sob a responsabilidade da Secretaria de Patrimônio e tem 108 hectares. O projeto da Igreja ocupa 9 hectares e há projetos para transformar a área não utilizada em assentamento.

Em fevereiro um engenheiro agrimensor irá até o local para novamente medir a área, que pode ser maior que os atuais 108 hectares registrados. Para ser transformada em assentamento, é necessária a liberação da Secretaria de Patrimônio da União.

Ainda assim, após toda a aprovação e criação do assentamento, haverá uma seleção, levando em conta critérios da lei, como aptidão para o trabalho na terra, não ser servidor público, não ter sido beneficiado em um processo anterior de assentamento.

(Imagem ilustrativa)

(Fonte: Inter TV Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui