Patrimônio Natural do Vale do Aço comemora 70 anos de história

0

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) abriu nesta quinta-feira (30/01), às 9h, as comemorações oficiais dos 70 anos de fundação do Parque Estadual do Rio Doce. As festividades, que vão durar o ano inteiro, serão iniciadas com um encontro na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, no bairro Olaria, para homenagem a 21 colaboradores que contribuíram de forma significativa para o crescimento e desenvolvimento da reserva ambiental.


Mais de 40 lagoas, árvores centenárias, madeiras nobres de grande porte e uma infinidade de animais nativos compõem o cenário do Parque Estadual do Rio Doce. (Foto: Assessoria de Imprensa Parque Estadual)

Durante o evento desta quinta-feira foi apresentado o cronograma de atividades comemorativas do aniversário do Parque do Rio Doce, a primeira unidade de conservação de Minas Gerais, criada oficialmente no dia 14 de julho de 1944, pelo Decreto Lei nº 1.119. A programação acontecerá durante todo o ano, tendo seu ápice em julho. A programação conta com a parceria da Prefetura de Timóteo.

As comemorações dos 70 anos do parque vão também homenagear o bispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira, que teve grande atuação ambiental na região. Dom Helvécio, que dá nome à principal lagoa da reserva, iniciou a luta pela preservação da maior porção contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais, no início da década de 1930, mas foi só em 1944 que criou-se oficialmente o Parque do Rio Doce.

O IEF, através do escritório regional Rio Doce e da administração do parque, está mobilizando instituições parceiras e comunidades do entorno para participar do encontro nesta quinta-feira. O evento servirá também para consolidar a iniciativa de construção de uma grande rede de cooperação com foco na conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e bem estar das comunidades locais.

Lucas Rachel, de 19 anos, está no primeiro ano do curso de técnico de meio ambiente. O estudante diz que é apaixonado pela natureza e agradece por contar com o parque estadual do rio doce em sua região, pois assim ele tem a oportunidade de ver de perto tudo aquilo que é ensinado pelo professor na sala de aula.

“É um complexo da natureza. No parque eu encontro milhares da diversidade da fauna e da flora do Brasil. Sinto-me honrado por morar na região próximo ao parque, pois posso colocar em pratica tudo que meus professores ensinam, além de poder admirar essa perfeição feita por Deus”, conta.

Patrimônio Natural

Mais de 40 lagoas, árvores centenárias, madeiras nobres de grande porte e uma infinidade de animais nativos compõem o cenário do Parque Estadual do Rio Doce. As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de importante instrumento para estudos e pesquisas da fauna aquática nativa.

O parque possui também um herbário, que, de forma sustentável, possibilita a identificação de espécies através da análise de suas características morfológicas, constituindo a base de inúmeras pesquisas.

Na reserva é possível encontrar espécies da avifauna, como o beija-flor besourinho, chauá, jacu-açu, saíra, anumará, entre outros. Animais conhecidos da fauna brasileira também são freqüentes, como capivara, anta, macacos-prego, sauá, paca e cotia, além de espécies ameaçadas de extinção, como a onça pintada, o macuco e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas.

O Parque do Rio Doce ocupa uma área de 35.974 hectares e oferece também uma completa infraestrutura para atendimento a turistas e pesquisadores. Localizada a 248 quilômetros de distância de Belo Horizonte e a aproximadamente 20 quilômetros de Timóteo, a reserva ambiental ocupa mais de um terço da área do municípios, além de territórios de Marliéria e Dionísio.

Além de apreciar as belezas naturais, Ronaldo Mathias de Araújo diz que o parque estadual é mais uma opção de lazer para região. O comerciante relata que pelo menos três vezes ao ano ele e toda família realizam passeios no local.

“Sempre venho acampar no parque e adora tomar banho na lagoa. Tenho a sensação que água é pura além de parecer cristalina. Minha família adora este lugar e meus filhos além de vir comigo se divertir ele vem também praticamente todo ano com a escola conhecer um pouco da diversidade do parque”, relata.

(Fonte: Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui