Gestores do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha discutem ações para a destinação correta de resíduos sólidos

0

Representantes de 50 prefeituras participaram de encontros promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana


Encontros com gestores promovidos pela Sedru nesta semana foram realizados na Cidade Administrativa – (Foto: Rafael Rebuiti)

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), realizou, na Cidade Administrativa, encontros com cinquenta prefeituras do Norte de Minas para discutir o planejamento das ações que vão proporcionar a destinação final correta dos resíduos sólidos na região.

As reuniões, promovidas pela Sedru, nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), tiveram o objetivo de sensibilizar dois agrupamentos de municípios da região, que receberam nos últimos anos recursos do PAC 1 e PAC 2 para a elaboração de projetos para obras na área de resíduos sólidos, sobre a necessidade deles se unirem, por meio de Consórcios Intermunicipais para Destinação Final de Resíduos Sólidos. Essa medida vai contribuir para elaboração dos projetos de engenharia, os estudos ambientais de obras e serviços de infraestrutura dos sistemas integrados de destinação final de resíduos sólidos e, futuramente, para conseguir recursos para a execução das obras.

Ao todo, serão beneficiados 50 municípios mineiros, sendo que 35 fazem parte do agrupamento formado por cidades do entorno de Montes Claros e os outros 15 municípios pertencem à região de Januária.

Para a assessora especial da Sedru e gerente do Programa Estratégico Saneamento de Minas, Edicleusa Veloso, o Governo de Minas vem trabalhando cada vez mais próximo dos municípios mineiros para encontrar alternativas de exterminar a destinação inadequada do lixo. “A legislação estabelece que o prazo para os municípios destinarem corretamente seus resíduos seja até agosto deste ano, desta forma o governo estadual vem intensificando o apoio para que grande parte das prefeituras mineiras possa cumprir o prazo” disse.

A Sedru, além de auxiliar os municípios na formatação dos Consórcios de Resíduos, é responsável, em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por fazer o processo licitatório para a contratação dos projetos. A previsão é que seja dada ordem de início dos projetos no início de março. Serão investidos nesta etapa R$ 2,1 milhões.

Além do Norte de Minas, as regiões do Vale do Mucuri, Sul, Triângulo e Centro Oeste também receberam recursos para a elaboração de projetos na área de resíduos sólidos. Ao todo, o Governo de Minas captou, junto a União, R$7,2 milhões.

No agrupamento do entorno de Januária serão beneficiados os municípios de Januária, Manga, Juvenília, Miravânia, Montalvânia, Itacarambi, São João das Missões, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Pedras de Maria da Cruz, Luislândia, São Francisco, Brasília de Minas, Icaraí de Minas e Ubaí.

Por sua vez, no agrupamento da região de Montes Claros serão contempladas as cidades de Bocaiúva, Botumirim, Buritizeiro, Campo Azul, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Ibiracatu, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Josenópolis, Juramento, Lagoa dos Patos, Lontra, Mirabela, Montes Claros, Olhos-D’água, Padre Carvalho, Patis, Pirapora, Ponto Chique, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Pacuí, Várzea da Palma e Varzelândia.

Vale do Jequitinhonha

O Baixo Jequitinhonha está prestes a ter um Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Na manhã desta quinta-feira (30), em Belo Horizonte, representantes de 13 prefeituras localizadas na região se reuniram para registrar o consorciamento, através da emissão do CNPJ.

Fazem parte do Consórcio os municípios de Santa Maria do Salto, Jordânia, Salto da Divisa, Almenara, Divisópolis, Pedra Azul, Bandeira, Santo Antônio Jacinto, Rubim, Mata Verde, Jequitinhonha e Felisburgo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui