Diante das recentes medidas adotadas pelo governo dos Estados Unidos em relação à imigração, o prefeito de Governador Valadares, Coronel Sandro, anunciou a criação do Serviço de Apoio ao Valadarense em Situação de Deportação. A iniciativa visa oferecer suporte aos imigrantes deportados e seus familiares residentes na cidade, reduzindo os impactos sociais e econômicos causados pelo retorno involuntário.
![](wp-content/uploads/2025/02/atendimento_deportados_gv-1024x683.jpeg)
A decisão foi tomada em caráter de urgência diante da previsão de um aumento no número de deportados que devem regressar ao município. Governador Valadares, localizada no Leste de Minas Gerais, possui cerca de 260 mil habitantes, conforme o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade é historicamente conhecida pelo alto índice de migração para os Estados Unidos desde a década de 1960.
O prefeito enfatizou que não há informações oficiais sobre o número de valadarenses em processo de deportação, mas assegurou que a administração municipal está preparada para acolher os retornados. “Não sabemos quantos estão nesta situação, mas estamos com nossas estruturas preparadas para atender a todos. Os valadarenses serão recebidos de braços abertos”, afirmou.
Para operacionalizar o atendimento, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) montou uma equipe especializada, composta por assistente social, psicólogo e cadastrador do CadÚnico. A secretária da pasta, Ester Maria Matos, destacou que “o objetivo é oferecer aos valadarenses que se encontrarem nesta situação de deportação atendimento especializado, humanizado e integrado para garantir o acesso aos serviços da rede socioassistencial e, assim, promover a reintegração social destas pessoas de forma digna e respeitosa”.
Funcionamento do serviço
A Prefeitura ainda divulgará o contato para acesso ao Serviço de Apoio ao Valadarense em Situação de Deportação. As equipes estão trabalhando para iniciar os atendimentos o mais breve possível. A ampla divulgação ocorrerá tanto no município quanto nas comunidades de brasileiros nos Estados Unidos.
O serviço funcionará como um ponto de triagem e acolhimento, prestando orientação sobre direitos e assistência disponível, identificando demandas específicas e encaminhando os assistidos para os serviços adequados, como moradia, saúde, educação e inserção no mercado de trabalho.
Serviços oferecidos
- Encaminhamento para atendimento psicossocial;
- Avaliação para acesso a programas sociais, como Bolsa Família e Tarifa Social de Energia e Água;
- Cadastro e orientação junto ao CRAS e CREAS, conforme a necessidade;
- Oferta de vagas do Banco de Empregos do município.
O Serviço de Apoio funcionará na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Pedro Lessa, 286, bairro Lourdes. O atendimento será das 8h às 22h, todos os dias, com suporte 24 horas nos momentos de chegada dos deportados ao município.