O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interditou, na tarde dessa sexta-feira (31/1/2025), o tráfego de veículos no km 317 da MG-202, no trecho entre Pintópolis e Urucuia, devido ao rompimento da passagem molhada sobre o ribeirão das Pedras. Técnicos do órgão foram acionados para sinalizar a via e iniciar as ações para solucionar o problema.
De acordo com o DER-MG, a previsão para a recuperação da passagem molhada e a liberação do tráfego é de aproximadamente sete dias. No entanto, o início dos trabalhos depende da estabilização do tempo e da diminuição do volume de água no ribeirão das Pedras.
Rota alternativa
Motoristas que precisam se deslocar entre Urucuia e Pintópolis podem utilizar a seguinte rota alternativa:
- A partir de Urucuia, seguir pela MG-181, passando por Riachinho, Bonfinópolis de Minas e João Pinheiro.
- Em João Pinheiro, acessar a BR-040 até o entroncamento com a BR-365, no sentido Pirapora e Jequitaí.
- Seguir pela BR-251 até Coração de Jesus e Brasília de Minas.
- Em Brasília de Minas, entrar na MG-402, passando por São Francisco até chegar a Pintópolis.
Obras de pavimentação na região
O trecho de 73 km entre Pintópolis e Urucuia, que inclui segmentos das rodovias MG-402 e MG-202, está em obras de pavimentação e melhoramento. A iniciativa busca integrar as regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais aos vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Sul da Bahia, facilitando o escoamento da produção agrícola, especialmente de grãos, atividade econômica predominante na região. A estimativa é que cerca de 100 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas.