Força Aérea transporta deportados dos EUA para Minas Gerais

0

A Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou, neste sábado (25/1/2025), uma aeronave KC-30 para transportar brasileiros deportados dos Estados Unidos que aguardavam o término do traslado em Manaus. A operação foi solicitada governo federal e garantirá a condução dos passageiros ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Segundo a FAB, o avião decolou da Base Aérea de Brasília às 13h e pousou por volta das 14h30 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Durante o trajeto até o destino final, em Minas Gerais, os passageiros receberão acompanhamento de profissionais de saúde e proteção de policiais federais.

Incidente com algemas

A operação foi marcada por um incidente envolvendo o uso de algemas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que, na noite de sexta-feira (24), um voo norte-americano que transportava 88 brasileiros deportados precisou fazer um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos.

“Na manhã deste sábado (25), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil”, comunicou o Ministério.

Por orientação do ministro, a Polícia Federal determinou a imediata retirada das algemas. “O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, afirmou o comunicado.

Os passageiros foram acolhidos na área restrita do aeroporto de Manaus, onde receberam alimentos, colchões e acesso a banheiros com chuveiros. A Presidência da República determinou que a FAB realizasse o transporte dos brasileiros até Belo Horizonte para assegurar dignidade e segurança.

Deportações em massa nos EUA

As deportações em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos intensificaram-se desde o início do mandato do presidente Donald Trump. Na última quinta-feira (23), 538 pessoas foram detidas e centenas deportadas, segundo a Casa Branca.

Durante sua campanha presidencial, Trump prometeu endurecer o controle sobre a imigração ilegal, classificada por ele como “emergência nacional”. Em seu primeiro dia no cargo, assinou ordens executivas para restringir a entrada de imigrantes nos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui