As chamadas telefônicas para serviços de emergência, como polícia, bombeiros e Samu, agora contarão com o compartilhamento automático da localização do usuário. A novidade, que entrou em vigor nesta quarta-feira (22), é destinada a dispositivos Android com sistema operacional a partir da versão 5.0 e resulta de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Google.

O recurso, denominado Serviço de Localização de Emergência (ELS, na sigla em inglês), visa agilizar o atendimento e o resgate em situações de emergência, fornecendo a localização precisa de quem realiza a ligação.
Funcionamento automático e privacidade garantida
De acordo com a Anatel, o ELS não exige a instalação de aplicativos adicionais, pois está integrado aos dispositivos Android compatíveis. O serviço utiliza a conexão à internet para transmitir os dados de localização, mesmo em situações de baixa conectividade.
A agência reguladora destacou que a privacidade dos usuários será preservada. “O recurso só compartilha informações caso sejam realizadas ligações de emergência e não acessa ou armazena os dados”, informou a Anatel.
Impacto no atendimento de emergências
A nova tecnologia promete aumentar a rapidez e a precisão nas respostas dos serviços de emergência. Segundo a Anatel, o ELS será fundamental para salvar vidas ao reduzir o tempo necessário para localizar as vítimas.
“O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) começa a partir do chamado telefônico, quando são passadas as primeiras orientações para os primeiros cuidados da vítima”, explicou a agência.