A cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, contabiliza nove mortes em decorrência do forte temporal que atingiu a região na madrugada deste domingo (12). A tragédia climática, que provocou alagamentos, transbordamentos de córregos e deslizamentos de terra, deixou também ao menos 150 pessoas desalojadas.
A informação foi confirmada pelo prefeito Gustavo Nunes durante entrevista coletiva realizada na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no bairro Bethânia, uma das áreas mais afetadas. O prefeito estava acompanhado de representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, além de técnicos municipais.
Entre as vítimas fatais estão duas crianças. Hiago Vitor, de 8 anos, morreu após o desabamento de sua casa na rua Boston, no bairro Bethânia. Sofia de Oliveira, de 7 anos, foi uma das quatro vítimas já resgatadas de um deslizamento na rua Turim, na mesma região. As equipes de resgate seguem trabalhando no local em busca de uma quinta pessoa desaparecida.
Outros óbitos foram registrados nas ruas Salomão e Tucanuçu, totalizando nove vítimas na cidade. Além disso, o temporal causou uma morte no bairro Industrial, em Santana do Paraíso, município vizinho a Ipatinga.
Decreto
Segundo a Prefeitura de Ipatinga, a cidade registrou 204 milímetros de chuva em poucas horas, o que levou ao decreto de situação de emergência. A medida visa acelerar o processo de assistência às famílias atingidas e a recuperação da infraestrutura urbana.
Ajuda humanitária
A campanha SOS Ipatinga foi lançada para apoiar as famílias desabrigadas. Doações de alimentos, água potável, colchões e produtos de higiene pessoal podem ser entregues no Estádio Ipatingão, localizado na Avenida Roberto Burle Marx, 1.100.
A situação em Ipatinga é acompanhada de perto pelas autoridades locais e estaduais, que continuam empenhadas em garantir o atendimento emergencial às vítimas e mitigar os danos causados pela tragédia.