Os estudantes brasileiros que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 poderão acessar os resultados das provas a partir das 10h desta segunda-feira (13). As notas, referentes aos exames realizados nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado, serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Após a divulgação, uma coletiva de imprensa apresentará detalhes sobre os principais dados e estatísticas do Enem.
Uso da nota no Sisu
As notas do Enem são um dos principais critérios de ingresso no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o Sisu 2025 começam no dia 17 de janeiro e podem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 do dia 21 de janeiro, no portal oficial do programa.
De acordo com o edital do MEC, o processo seletivo será realizado em uma única etapa. Os candidatos poderão escolher até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
Podem participar do Sisu os estudantes que concluíram o ensino médio, participaram do Enem 2024 e não zeraram a redação.
Outras oportunidades com a nota do Enem
Além do Sisu, a nota do Enem pode ser utilizada em outros programas de acesso à educação superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Fies
O Fies oferece financiamento para estudantes que desejam cursar graduação em instituições privadas. Para 2025, estão previstas 112 mil vagas, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.
Prouni
O Prouni concede bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para participar, o estudante precisa ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do Enem e não ter zerado a redação.
Acesso às notas
Os candidatos podem consultar os resultados do Enem 2024 no site oficial do Inep, utilizando o CPF e a senha cadastrados. A divulgação das notas marca o início de um período decisivo para milhões de estudantes que buscam ingressar no ensino superior em 2025.