A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) alcançou 75% de conclusão nas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. O investimento total ultrapassa R$ 3,8 milhões e beneficiará cerca de mil moradores da cidade.
De acordo com o gerente da Copasa no município, Vilsom José de Amorim, os trabalhos seguem em ritmo acelerado e têm previsão de término para abril deste ano. “Ao término, teremos 84,7% de cobertura da coleta e tratamento de esgoto em Turmalina. Seguiremos avançando para, em breve, alcançarmos a universalização do serviço de esgotamento sanitário na cidade”, afirmou.
Avanços e metas do saneamento
O Novo Marco Legal do Saneamento estabelece que os municípios devem atingir, até dezembro de 2033, pelo menos 90% de cobertura com serviços de coleta e tratamento de esgoto e 99% de abastecimento de água. Turmalina já conta com mais de 93% de cobertura de abastecimento, aproximando-se da meta de universalização.
Detalhes das obras
As intervenções, concentradas nos bairros São João Batista e Manga da Roda, incluem a instalação de mais de 3.700 metros de redes coletoras de esgoto e a padronização de 201 ligações residenciais. Além disso, foram executados 1.130 metros de linha de recalque em tubos PVC e construídos 340 metros de redes interceptoras.
Quatro unidades de bombeamento de esgoto bruto estão sendo implantadas, sendo uma no bairro São João Batista e três no Manga da Roda. A unidade já existente no Manga da Roda está passando por ampliação, com a instalação de novos conjuntos motobombas submersíveis e painéis elétricos.
Benefícios do saneamento básico
As melhorias no sistema de esgotamento sanitário trazem impactos diretos na qualidade de vida da população. A coleta e o tratamento do esgoto ajudam a prevenir doenças como febre tifoide, cólera, hepatite A, poliomielite e diarreia aguda. Também evitam a contaminação de recursos naturais, como rios e reservatórios subterrâneos, contribuindo para a preservação ambiental.
Além disso, o saneamento básico influencia positivamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), valoriza imóveis, impulsiona o crescimento socioeconômico e atrai investimentos para o município. Na educação, o saneamento reflete em melhores indicadores de saúde e qualidade de vida, que impactam o desempenho escolar.
Geração de emprego e movimentação econômica
As obras também estão colaborando para o desenvolvimento econômico local. Ao todo, 20 vagas de emprego foram geradas, promovendo mais renda para os trabalhadores e incentivando a aquisição de materiais em comércios da região.
Com o avanço das obras, Turmalina dá mais um passo em direção à universalização do saneamento básico, consolidando benefícios para seus moradores e para o desenvolvimento sustentável do município.