Policiais de Taiobeiras usarão taser no combate a violência

0

Três policiais da Companhia da Polícia Militar de Taiobeiras receberam treinamentos em Montes Claros para utilizarem instrumentos de menor potencial ofensivo. Um dos focos é o manuseio do taser, arma de imobilização por pulso elétrico e pode fazer disparos de um até cinco segundos. É uma arma de incapacitação neuro muscular e utiliza uma tecnologia que reproduz os impulsos elétricos produzidos pelo cérebro humano, fazendo com que a pessoa seja incapacitada instantaneamente.

Conforme o tenente Rodrigo Saldanha, que ministrou o curso, a taser deve ser utilizada em situações de menor perigo, nas quais não é necessário o uso da arma de fogo. O equipamento pode ser usado em pessoas com marcapasso, já que não afeta o coração. Como parte do treinamento, os equipamentos são utilizados nos militares para que eles tenham a real noção dos efeitos.

Tenente Saldanha exemplifica que se uma arma de choque fosse utilizada no caso de um criminoso armado, a resposta dada pelo corpo permitiria que ainda houvesse um disparo, já o teaser paralisaria os movimentos, impossibilitando o tiro.

“Em uma ocorrência os primeiros a chegar são os militares que estão na viatura básica, eles têm que saber como agir para dar uma primeira resposta, até a chegada da tropa especializada”, explicou o instrutor.

(Fonte: Folha Regional)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui