Base Avançada do SAMU Macro Norte será inaugurada em Taiobeiras nesta quarta

0

Nova unidade, no norte de Minas, vai atender 16 cidades que compõem a microrregião de Salinas/Taiobeiras e beneficiar mais de 200 mil pessoas


(Imagem ilustrativa)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) estará presente, nesta quarta-feira (22/01), na inauguração da Base Avançada do SAMU Macro Norte, em Taiobeiras. Na oportunidade, o secretário da SES, Alexandre Silveira, irá acompanhar a apresentação da unidade.

A nova Base Avançada irá dar suporte a 16 municípios que fazem parte da microrregião de Salinas/Taiobeiras, beneficiando uma população de mais de 200 mil pessoas, além de atender às ocorrências de acidentes de trânsito da BR 251. Na obra, foram investidos mais R$ 300 mil em recursos estaduais.

A unidade terá uma equipe de socorristas composta por vinte e seis profissionais, sendo seis técnicos de enfermagem, dez condutores-socorristas, cinco enfermeiros e cinco médicos. Na base, os profissionais irão contar com uma estrutura equipada com câmeras de segurança, sistema de comunicação, almoxarifado para armazenamento de medicamentos e insumos, local de desinfecção de material médico-hospitalar adequado, sala de prescrição, sala de desestresse, local adequado para estacionamento e higienização das ambulâncias.

Na construção do prédio, além dos investimentos estaduais, também foram aplicados recursos do governo federal e dos municípios integrados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun). Os investimentos também foram utilizados na aquisição de equipamentos, mobiliários e materiais necessários ao funcionamento da unidade. O terreno foi cedido pela prefeitura municipal de Taiobeiras.

Desde a sua instalação, em 2009, foram realizados na base da microrregião cerca de 5.241 mil atendimentos.

Ver Minas

Durante a passagem por Taiobeiras, o secretário também irá visitar as carretas do Programa Ver Minas, que estão no município desde o início da semana vão prestar serviços de assistência oftalmológica à população do Alto Rio Pardo até o dia 27 de janeiro.

As unidades móveis são equipadas com consultório oftalmológico, sala para exames e uma sala cirúrgica. Têm capacidade para realizar, por dia, cerca de 800 consultas, 3,2 mil exames e 250 cirurgias e contam com médicos oftalmologistas que estão aptos a realizar cerca de 17 procedimentos diferentes, entre eles, a correção cirúrgica do estrabismo, reconstituição parcial de pálpebra, implante secundário de lente intra-ocular e biomicroscopia de fundo de olho.

Serviço:

Evento: Inauguração da Base Avançada do SAMU Macro Norte em Taiobeiras

Data: 22/01/2013

Hora: 10h

Local: Base Descentralizada do SAMU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui