Minas Gerais tem a segunda maior geração de empregos formais no Brasil

0

Minas Gerais registrou em março a segunda maior geração de empregos com carteira assinada no país. Segundo dado do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, o estado teve saldo positivo de 27.452 postos de trabalho no mês passado, ficando atrás apenas de São Paulo, que alcançou, no mesmo período, a criação de 34.010 postos de trabalho. No acumulado do ano, já houve a geração de 62.421 oportunidades com carteira assinada para os mineiros.

O saldo positivo de março é resultado da admissão de 220.304  trabalhadores no mercado formal e do desligamento de outros 192.852 no mesmo período. Após um desempenho negativo em janeiro deste ano, com a perda de 1.562 vagas de emprego, a geração de vagas voltou a crescer a partir de fevereiro, mês em que foi registrado saldo de 36.495 empregos formais no estado.

Por segmento de atividade econômica, os serviços lideraram a geração de postos de trabalho em março, com saldo de 15.098 vagas de emprego, seguido por agropecuária (6.023), indústria (3.519), construção civil (2.099) e comércio (713).

Segundo a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidade de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Amanda Siqueira Carvalho, os dados do Caged mostram uma tendência de expansão do mercado formal de trabalho em Minas Gerais, tendo em vista que as contratações têm superado as demissões.

“Os destaques no mês passado puderam ser verificados nos segmentos de serviços e indústria, que lideram a abertura de vagas de emprego neste primeiro trimestre, o que pode ser atribuído à grande atração de investimentos realizada pelo governo mineiro nos últimos anos”, avalia a diretora.

Oportunidades de emprego

Em Minas Gerais, os trabalhadores que se encontram desempregados à procura de uma oportunidade para entrar ou reingressar no mercado formal de trabalho, podem consultar as vagas disponíveis nas 133 unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), disponibilizadas pela Sedese no endereço https://bit.ly/painel_vagas_Sine.

Dados do Brasil

Também em março, o país  alcançou a geração de 136.189 empregos formais, segundo o Novo Caged. O saldo é resultado de 1.953.071 contratações menos 1.816.882 de demissões.  O setor de serviços também liderou a geração de empregos formais, com saldo de 111.513 vagas. No acumulado do ano, foi registrado saldo de 615.173 empregos.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui