Um novo balanço da Agência das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (ACNUR) indica que 368 mil pessoas já fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (27/2/2022).
Segundo a agência, o número é baseado em informações disponibilizados pelas autoridades locais e está em constante mudança, conforme as tropas russas avançam pelo território ucraniano. Os refugiados buscam abrigo na Polônia, Hungria, Romênia e em outros países localizados nas regiões Oeste e Sudoeste da Ucrânia.
O porta-voz da ACNUR, Chris Melzer, publicou no Twitter no início da noite de ontem (26/2), que 45,2 mil pessoas cruzaram a fronteira entre Ucrânia e Polônia em um intervalo de apenas 15 horas. As filas de veículos na região são gigantescas e o trajeto entre Kiev e o país vizinho pode durar até quatro vezes mais do que o habitual.
Invasão
A invasão da Ucrânia começou na madrugada de quinta-feira (24/2) com forças terrestres e bombardeios de alvos em várias cidades do país. Autoridades locais indicam que mais de 200 pessoas já morreram e mais de mil ficaram feridas.
Publicações em páginas oficiais das forças de segurança ucranianas informaram que pelo menos 3,5 mil integrantes do exército russo foram mortos em confrontos. Já a Rússia não divulgou números até o momento.
——————
Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.
Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
• Google News
• Facebook
• Twitter
• Instagram
• Youtube
• TikTok