A Defesa Civil da Bahia atualizou ontem (29/12/2021) os números sobre o impacto das fortes chuvas nos municípios do estado. Até o momento, 37,3 mil pessoas estão desabrigadas (não possuem moradia) e 53,9 mil estão desalojadas (não conseguem acessar suas casas). Foram registradas 24 mortes e 434 feridos.
Segundo o governo estadual, 141 municípios foram afetados pelas chuvas. Do total, 132 estão em situação de emergência. 629 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas inundações.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de dezembro de 2021 é considerado o mais chuvoso em 15 anos. Na Bahia, as fortes chuvas foram provocadas pelo fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que provoca a permanência de nuvens sobre uma determinada área por até quatro dias consecutivos.
Minas Gerais
Até o momento, 63 cidades em Minas decretaram situação de emergência por chuvas intensas, sendo 53 com reconhecimentos federal e estadual e outras 10 em análise por expedirem decreto individualmente.
O período chuvoso em Minas, que começou em outubro deste ano e vai até março de 2022, já deixou cerca de 10 mil pessoas desalojadas e 2 mil desabrigadas. Somente em Salinas são 1,3 mil desalojados.
Seis mortes por causa dos temporais foram registradas nas seguintes cidades: Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas, Pescador e Montes Claros.
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.