Governo Federal reconhece situação de emergência em 31 cidades mineiras atingidas por fortes chuvas

0

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta sexta-feira (10), a situação de emergência em 31 cidades de Minas Gerais atingidas por fortes chuvas desde terça-feira (7). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A medida foi tomada por procedimento sumário, que ocorre em casos de desastres de grandes proporções e com base apenas no requerimento e no decreto de emergência ou de calamidade do estado ou do município. O objetivo é acelerar as ações federais de resposta.

“Em relação às cidades do norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, a Defesa Civil Nacional está em contato permanente com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para atuarmos em conjunto no socorro e na assistência às cidades afetadas”, informou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas.

Segundo o secretário, a Defesa Civil Nacional já designou técnicos para agilizarem os processos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos para restabelecimento, assistência humanitária e reconstrução de áreas atingidas. “O Governo Federal tem recursos disponíveis. O que precisamos é que os municípios apresentem seus planos de trabalho. Vamos dar todo apoio nesse processo”, ressaltou.

Situação nas cidades

Na cidade de Pescador, uma criança de dois anos morreu na madrugada dessa quinta-feira (9), após um deslizamento que atingiu a casa da vítima. Na residência, havia quatro pessoas, sendo duas crianças. Um adulto teve ferimentos leves. Outra residência no mesmo terreno também foi atingida. Cinco pessoas ficaram desabrigadas e quatro, desalojadas.

No município de Manhuaçu, foram registrados alagamentos em diversas ruas e residências, deixando 48 pessoas desalojadas. Já em Resplendor, uma família de cinco pessoas teve que ser retirada de casa por segurança e, em Santo Antônio do Amparo, que foi atingida por queda de granizo, oito moradores ficaram desalojados. O desastre natural derrubou árvores, destruiu telhados, alagou escolas e danificou praças e ruas da cidade.

Em Palmópolis, houve transbordamento do Rio Jucuruçu, que corta o município. Cem pessoas ficaram desabrigadas e tiveram que ser levadas para a prefeitura e aproximadamente 1.500 moradores ficaram isolados na zona rural.

O mesmo ocorreu em Fronteira dos Vales. Houve transbordamento de alguns córregos que cruzam a cidade e a água invadiu as residências. Até a distribuição de água foi suspensa na região. Até o momento, 30 casas foram afetadas e dez pontes, danificadas. Ao todo, 40 pessoas ficaram desabrigadas e 109 desalojadas.

Em Carmo da Cachoeira, ventos fortes e chuva de granizo atingiram a cidade na quarta-feira (8), causando vários danos. Uma família de seis pessoas ficou desalojada e foi encaminhada para abrigo provisório. Já em Santa Helena de Minas, a zona rural foi a região mais atingida, com a queda de sete pontes e alguns deslizamentos.

Na cidade de Joaíma, houve queda de barreiras, danos em cinco pontes e casas alagadas. O local mais afetado foi o distrito de Jirú, que ficou completamente isolado e sem energia. Os níveis dos córregos São Miguel, Antapudi e Água Branca subiram e 52 pessoas ficaram desabrigadas.

Em Monte Formoso, parte do centro do município, uma escola e um posto de saúde ficaram alagados. Ao todo, 60 pessoas ficaram desabrigadas e tiveram que ir para a prefeitura ou para a igreja da cidade e aproximadamente mil moradores ficaram isolados na zona rural.

A situação de repetiu em Machacalis, que registrou alagamentos e desalojados. Já em Ibirité, duas casas foram interditadas e outras oito foram notificadas, no bairro da Redenção. Ao todo, treze moradores ficaram desalojados e foram atendidos pela assistência social.

Municípios

MunicípioRegião
01Águas FormosasVale do Mucuri
02BertópolisVale do Mucuri
03CaraíVale do Jequitinhonha
04Carmo da CachoeiraSul de Minas
05Engenheiro CaldasVale do Rio Doce
06Fronteira dos ValesVale do Mucuri
07IbiritéMetropolitana de Belo Horizonte
08ItambacuriVale do Rio Doce
09JacintoVale do Jequitinhonha
10JamprucaVale do Rio Doce
11JoaímaVale do Jequitinhonha
12Lagoa FormosaAlto Paranaíba
13MachacalisVale do Mucuri
14ManhuaçuZona da Mata
15Monte FormosoVale do Jequitinhonha
16Novo CruzeiroVale do Jequitinhonha
17Novo Oriente de MinasVale do Mucuri
18Ouro Verde de MinasVale do Mucuri
19Padre ParaísoVale do Jequitinhonha
20PalmópolisVale do Jequitinhonha
21PescadorVale do Rio Doce
22ResplendorVale do Rio Doce
23Rio do PradoVale do Jequitinhonha
24Salto da DivisaVale do Jequitinhonha
25Santa Helena de MinasVale do Mucuri
26Santa Maria do SaltoVale do Jequitinhonha
27Santo Antônio do AmparoOeste de Minas
28Santo Antônio do JacintoVale do Jequitinhonha
29Teófilo OtoniVale do Mucuri
30UmburatibaVale do Mucuri
31Virgem da LapaVale do Jequitinhonha

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui