“Botar fogo em ônibus virou ícone de bandido”, afirma prefeito de Lassance

0

Os cinco veículos – quatro micro-ônibus e uma van – usados no transporte escolar de Lassance, no Norte de Minas, foram incendiados em uma ação criminosa no fim de semana, deixando 280 crianças da zona rural do município de 7 mil habitantes sem veículos para transporte escolar. Essas crianças poderão ter o inicio letivo atrasado por conta da falta de transporte. A prefeitura já adiantou que não tem dinheiro para adquirir outros veículos para essa finalidade. Ontem, cinco pessoas foram presas por envolvimento na queima dos carros, entre eles Ralf Daniel dos Santos, de 35 anos, que teria confessado ser o mandante do crime, que deixou assustada a cidade de 3,7 mil habitantes, a 300 quilômetros de Belo Horizonte.


Ônibus escolares foram queimados em Lassence, Norte de Minas Gerais. (Foto: Dardânia Kelen Barbosa Souza)

Segundo o prefeito de Lassance, Idson Fernandes Brito (PCdoB), o suspeito Ralf Daniel, que tem passagens por envolvimento do tráfico de drogas, foi influenciado pela divulgação na mídia sobre atentados a ônibus comandados por bandidos em grandes cidades brasileiras, como ocorreu recentemente em São Luis (MA) e Campinas (SP). “Botar fogo em ônibus virou ícone de bandido que quer se firmar como fora da lei diante de companheiros de”, afirmou Brito, lembrando que está provado que o alvo era somente os ônibus, porque os veículos incendiados estavam na garagem da prefeitura onde também havia máquinas, como um patrol, que foram mantida intactas. O prefeito disse que policia descartou qualquer motivação política ou revide de alguém que foi demitido da prefeitura, hipóteses que chegaram a serem levantadas.

De acordo com as investigações da polícia, Ralf Daniel teria pago R$ 400 a um menor e a outras três pessoas para executarem a ação. Todos os envolvidos foram detidos numa operação conjunta das policias Militar e Civil. Porém, somente o nome do suposto mandante foi divulgado. Os veículos foram incendiados por volta de uma hora de domingo. Um vigia da prefeitura tentou apagar as chamas, mas não conseguiu. Em Lassance não há brigada do Corpo de Bombeiros, e a unidade da corporação mais próxima fica em Pirapora, a 50 quilômetros de distância.

A queima dos veículos escolares causou revolta e tristeza na cidade. Muitas pessoas choraram ao ver os ônibus queimados, pois a maioria dos moradores tem filhos ou parentes que usam esse transporte. Segundo a prefeitura, o prejuízo chega a R$ 600 mil. O prefeito Idson Fernandes Brito vai pedir socorro ao governo do estado para comprar novos carros para o transporte escolar. O ano letivo começa dia 3 de fevereiro.

(Fonte: Jornal Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui