Empresa do Vale do Jequitinhonha estreia em uma das maiores bolsas de valores do mundo

0

A bandeira de Minas Gerais foi exibida no telão da Nasdaq, em plena Times Square, centro de negócios de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Foram as boas-vindas de um dos maiores e mais importantes locais de negociação de ativos de tecnologia do mundo para a Sigma Lithium, mineradora de lítio situada no Vale do Jequitinhonha, que passou a ter as suas ações negociadas pela instituição. A empresa, que contou com o apoio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), é um exemplo da junção de modernização, com sustentabilidade, e de internacionalização dos negócios situados em Minas.

Fabricação de baterias

A Sigma possui, desde 2018, uma planta-piloto de extração de lítio em uma área entre as cidades de Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha. O mineral é matéria-prima para fabricar baterias de longa duração, presentes em vários aparelhos eletrônicos e equipamentos de tecnologia. O alvo da empresa é o mercado de veículos elétricos, que cresce de forma significativa, principalmente nos países desenvolvidos, e que tem em Minas Gerais diversos projetos em discussão.

Pioneirismo

A Co-CEO da Sigma Lithium, Ana Cabral Gardner, destacou que o pioneirismo da empresa pode incentivar outras a se expandir. “A Listagem da Sigma na Nasdaq abre caminho para todas as empresas de Minas que estão prontas para crescer com base nos paradigmas do século XXI, que são transparência, diversidade, responsabilidade socioambiental e governança para todos os acionistas”, afirma.

Lítio “verde”

A Sigma Lithium iniciou as operações em Minas Gerais com uma planta-piloto para demonstração e aperfeiçoamento do processo de purificação e separação do lítio, com foco em reduzir ao máximo o impacto da atividade no meio ambiente. Para isso, a empresa aplica o conceito ESG de gestão e usa novas tecnologias, como tratamento de rejeitos a seco (que dispensa barragens) e reutilização de 100% da água.

As experiências obtidas na planta-piloto estão sendo implementadas na nova planta, que vai funcionar em escala comercial, que deve entrar em operação em 2022. O investimento total previsto é de R$ 1,2 bilhão, sendo que R$ 500 milhões já foram aplicados.

A estimativa é que sejam gerados para a região cerca de 500 empregos diretos a partir do ano que vem. A empresa também criará um Comitê de Promoção do Território e da diversificação econômica para a região. O objetivo é facilitar a transformação produtiva, o desenvolvimento e a diversificação econômica das cidades de Araçuaí e Itinga.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui