Descubra quais são os principais hábitos online dos brasileiros

0

Os hábitos online dos brasileiros mudaram muito ao longo da última década. De compras digitais e jogos mobile até o consumo de séries através de plataformas, descubra quais são as principais escolhas nacionais.

Compras online de todo tipo de artigo se tornaram a norma

Uma pesquisa recente realizada pelo Mercado Livre (ML), maior plataforma de comércio online da América Latina, identificou diversas das principais tendências do e-commerce na região.

O crescimento do número de usuários dos últimos dois anos impressiona, já que foram registrados cerca de 22,6 milhões de novos compradores apenas no período entre 2019 e 2021.

Considerando que atualmente o ML conta com cerca de 133 milhões de usuários ativos e 12 milhões de vendedores registrados, isso significa que 2 em cada 10 consumidores são novos usuários.

Além disso, a cada 10 pessoas, 6 aumentaram de forma significativa a quantidade de compras realizadas e a necessidade de saber como realizar o descarte seguro das embalagens dessas aquisições.

Outro dado importante é que enquanto em 2018 cerca de metade dos usuários utilizava buscadores para pesquisar os produtos antes de serem redirecionados para o ML, atualmente aproximadamente 70% dos consumidores realizam suas pesquisas diretamente na plataforma.

A média do tempo dedicado a essas buscas e comparação de preços também aumentou, passando para pouco mais de 30 minutos, enquanto o número de pesquisas simultâneas na plataforma subiu para expressivos 15 mil por minuto.

A principal categorias de produtos vendidos é a de vestuário, que representou cerca de 20% dos novos clientes. Outras portas de entrada no ML foram acessórios de veículos e decoração, que ficaram quase empatados com respectivamente 12% e 11%.

Vale mencionar que mais da metade (60%) dos consumidores que realizam a primeira compra de algum desses acessórios gostaram da experiência e adquiriram outras coisas na plataforma, como os produtos do Grupo Pão de Açúcar (GPA) que chegaram lá por meio de uma nova parceria.

Outro ponto importante registrado é que cerca de 80% de todos os mais de 133 milhões de clientes do ML utilizaram o smartphone para realizar suas compras, o que demonstra que a importância do aparelho é cada vez maior na rotina dos brasileiros.

Uso do celular cresceu de forma considerável

O número de smartphones em circulação no país tem aumentado de forma exponencial nos últimos anos e atualmente há mais de 230 milhões de aparelhos espalhados pelo Brasil.

Além de navegar pela internet e realizar compras, os brasileiros também utilizam seus smartphones para diversos jogos mobile. Existem muitos gêneros que podem ser mencionados, mas as diversas modalidades de cassino online disponíveis aparecem como uma das principais preferências.

É possível encontrar desde diversas variedades de slots, que contam com todo tipo de temática e possuem mecânicas simples voltadas para entusiastas em busca de uma distração a qualquer momento, até modalidade avançadas de blackjack, que demandam um alto nível de raciocínio crítico e estratégico para vencer.

Outros títulos disponíveis também possuem números expressivos de praticantes nacionais.

Alguns são clássicos modernos, como Angry Birds e Candy Crush, que têm mecânicas baseadas em física simples e puzzles repletos de doces, enquanto outros são novidades repletas de jogabilidades diferenciadas, com games como Roblox e Garena Free Fire aparecendo como grandes favoritos.

Plataformas de streaming também registraram um grande aumento

O último hábito online que mais aumentou nos últimos anos foi em relação à prática de assistir filmes, séries e documentários pela internet. Enquanto no início da década só era possível acessar a Netflix, atualmente os entusiastas possuem diversas opções diferentes disponíveis.

É possível encontrar desde serviços como Amazon Prime Video, que prezam pelo custo-benefício e oferecem um catálogo extenso e variado, até plataformas como a Disney+, que possibilitam acessar conteúdos premium mediante ao pagamento de tarifas extras.

Vale mencionar que o número de brasileiros que assistem esse tipo de programação está em ascensão há anos e até mesmo companhias consagradas em território nacional, como a Globo, passaram a lançar suas produções em plataformas como a Globoplay, que permitem acessar o conteúdo a qualquer momento.

Hábitos em constante mudança

À medida que são lançadas novas tecnologias, os hábitos online dos consumidores mudam. Se nas últimas décadas os computadores eram o principal meio de trabalho e diversão, atualmente os smartphones são os mais populares.

Nos próximos anos será possível ver a chegada de diversos novos dispositivos inteligentes e interconectados, de forma que as tendências online devem ser alteradas novamente por essas futuras inovações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui