O número real de mortes relacionadas ao coronavírus no mundo pode ser de duas a três vezes maior do que os números oficiais, já que muitos países enfrentam desafios para estimar e relatar adequadamente o número de mortes, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (21/5/2021).
Desde a sua eclosão, o novo coronavírus (SARS-Cov-2) já infectou mais de 166 milhões de pessoas e causou mais de 3,44 milhões de mortes em todo o mundo.
2020
O número de mortes oficialmente relatado no mundo foi de 1,8 milhão em 2020, enquanto a OMS estimou que pelo menos três milhões morreram do vírus, uma diferença de 1,2 milhão de pessoas.
A diferença entre os números oficiais e reais pode criar ainda mais dificuldades para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, disse a OMS.
A organização também salientou que quase metade das mortes globais pela COVID-19 aconteceu nas Américas e um terço na Europa, já que essas duas regiões foram as mais afetadas em todo o mundo.
Os países de alta renda representaram 45% dos casos mundiais, mesmo que correspondam apenas a 12,4% da população mundial.
EUA, Índia e Brasil
Os dados atuais indicam que Estados Unidos, Índia e Brasil tem os maiores números de casos acumulados, com 33 milhões, 26,2 milhões e 15,9 milhões de casos, respectivamente.
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.