Irmãs alegram crianças em região carente de Araçuaí

0

Auxiliadas pela família, vizinhos e amigos, elas realizam há dois anos, atividades para as crianças, no Natal e Dia das Crianças.


Pacientes, crianças aguardaram em uma fila para receber sanduíches e refrigerantes em frente à casa das irmãs Costa – Foto: Gazeta de Araçuaí

Uma atitude que deveria servir de exemplo para muita gente. Há dois anos, a auxiliar de serviços gerais, Simone Costa Santos, 55 anos, mãe de 3 filhos e 5 netos, e a irmã Siony Costa, de 53, saem às ruas da cidade com o objetivo de arrecadar brinquedos e donativos para crianças carentes da Baixada, uma região do centro histórico de Araçuaí, praticamente abandonada pelo poder público.

Neste domingo (5) as duas, com ajuda de vizinhos e amigos, fizeram a alegria de dezenas de crianças, com distribuição de sanduíches, refrigerantes, algodão doce, picolés e um Kit com lembrancinhas do Natal. “Era para fazer no Natal, mas veio à enchente e tivemos que adiar”, conta Simone.

Em frente a casa dela, em uma rua simples, sem calçamento e esquecida por tantas administrações, ela partilhava da alegria da criançada. “Se todo mundo fizesse um pouco pelas crianças carentes, o mundo estaria melhor”, afirma Simone, que durante a semana, é responsável pela limpeza do quartel da Polícia Militar em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

O trabalho para arrecadar as doações começou em novembro. “Nem todos colaboraram, mas quem contribuiu, fez com boa vontade”, lembra Siony Costa.

Ao todo, 520 pães, 10 quilos de açúcar para o algodão doce, 150 pacotes de pipoca e muitos picolés, foram suficientes para alegrar a meninada.

Preocupada com o avanço da criminalidade, e principalmente das drogas na região, as duas irmãs fazem um apelo às autoridades. “A gente queria que viesse alguém aqui da área da Saúde, alguma autoridade para falar sobre os males das drogas e evitar que muitas crianças e adolescentes caiam na perdição. Nós somos simples, não sabemos como falar a elas sobre isso”, lamentam as irmãs Costa.

Indiferentes ao mundo cão e cruel dos homens, as crianças aproveitaram o domingo para brincar, abraçar os amiguinhos e fazer novas amizades, sempre sob os olhares atentos dos pais. “Ano que vem tem mais”, avisa Simone e Siony.

AMOR À BAIXADA

Apaixonadas pelo lugar onde moram, e que chamam carinhosamente de “Baixada”, Simone e Siony, auxiliadas pelos filhos, sobrinhos e outros parentes, não medem esforços para realizar ações que possam trazer alegria aos rostos das crianças tristes.

“No Dia das Crianças, reunimos mais de 500 para fazer uma partida de futebol, distribuir presentes e sanduíches em um campinho aqui nas margens do Córrego Calhauzinho. Foi uma festa muito bonita”, afirmaram as irmãs.

A região da Baixada, que faz parte da história de fundação de Araçuaí, foi fortemente atingida pelas últimas cheias. Muitas famílias deixaram suas casas que ficaram alagadas, para se abrigarem em casa de parentes e amigos ou em escolas da cidade.

“A Baixada precisa de mais ajuda. Aqui tem um povo bom. Só faltam projetos para melhorar o calçamento, iluminação e esgotos”, dizem os moradores.

Fonte: Gazeta de Araçuaí, por Sérgio Vasconcelos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui