Jiboia e teiú são resgatados pelo Corpo de Bombeiros em Montes Claros

0

Uma jiboia foi encontrada na área de recreação de um condomínio em Montes Claros (MG). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, seguranças faziam ronda no local quando perceberam que a cobra havia atacado uma galinha d’Angola.

“Lá são criados alguns animais soltos e a cobra entrou e matou a galinha. Quando chegamos, ela estava perto dos quiosques ainda enrolada na galinha”, disse o sargento José Fernando Martins.

A área de recreação fica afastada das residências e a cobra tinha aproximadamente dois metros.

Com uso de equipamentos de segurança e uma pinça, a jiboia foi capturada e colocada em uma caixa com ventilação. Ela não apresentava ferimentos e foi solta em uma mata distante do perímetro urbano.

Segundo especialistas, a jiboia não é venenosa, mas oferece risco de contaminação por causa das bactérias que se acumulam na boca. A espécie pode atingir três metros de comprimento e pesar até 15 quilos.

Teiú em banheiro de lanchonete

Um teiú foi capturado no banheiro de uma lanchonete no Bairro Novo Delfino, em Montes Claros, no Norte de Minas. O animal tinha cerca de um metro e foi devolvido à natureza sem ferimentos.

A ocorrência foi registrada nessa quarta-feira (24/2/2021) e os bombeiros informaram que os funcionários encontraram o lagarto assim que abriram o comércio.

“Eles faziam a limpeza do estabelecimento quando viram o animal no chão do banheiro. Ficaram com medo, fecharam a porta do banheiro e já fizeram o acionamento”, contou o cabo Igor José Ribeiro Souza.

Segundo o militar, o teiú é muito ágil e para fazer a captura foi necessário utilizar um equipamento de imobilização.

“Ele tentou fugir quando abrimos a porta e fizemos a contenção usando uma pinça para imobilizá-lo. Perto da lanchonete, tem uma mata e o animal deve ter vindo do local”.

Saiba mais sobre a espécie

O teiú pode medir até 1,5 metro e é considerado comum no Brasil, ocorrendo em quase todo o país, com exceção da Floresta Amazônica. Assim como outros répteis, a espécie gosta de banhar-se ao sol, em gramados, pedras e mesmo em árvores.

É considerado um animal arisco, mas pode se tornar agressivo quando se sentir ameaçado e geralmente usa a cauda longa para se defender.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui