Estudante descobre que tem aulas online com professor morto desde 2019

0

Após semanas cursando uma matéria de história da arte online na Concordia University, no Canadá, o aluno Aaron Ansuini teve uma dúvida sobre uma das aulas, e tentou procurar o contato de François-Marc Gagnon, o professor que lecionava o curso.

Contudo, o estudante acabou descobrindo que, na realidade, o docente estava morto desde março de 2019 – e a instituição não deixou claro para os alunos que estavam tendo aulas com uma pessoa que havia falecido.

Quando se matriculou, Aaron e o restante da turma não receberam nenhum aviso que o curso seria ministrado postumamente. Em e-mails encaminhados ao corpo docente, havia um coorientador da matéria, mas nada que indicasse claramente o fato. 

“Eu nem quero mais assistir às aulas”, contou o aluno ao portal “The Verge”. Participar do curso o entristece, e Aaron tenta migrar de entre palestras e outras matérias para que possa fazer pausas durante o curso. “Não parece uma aula. Parece um desses sites de ensino remoto”, pontua.

De acordo com o portal, não é ilegal no país norte-americano que universidades continuem usando conteúdos gerados por professores, mesmo após a morte deles.

“Geralmente, quando se trabalha em uma universidade (no Canadá), você assina um contrato que diz que a produção intelectual que você gera é propriedade da instituição”, esclareceu Joseph D’Angelo, advogado com foco em direitos autorais ao site. “Não há muito que você possa fazer sobre isso”, conclui. 

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui