As obras da nova captação de água chegam ao trecho urbano e devem gerar cerca de 550 empregos diretos e indiretos até o fim do primeiro semestre de 2021
As obras da nova captação de água em Governador Valadares estão entrando em uma nova fase este mês. Depois das atividades no trecho rural, a construção da nova adutora chega à cidade. A construção começa pela Avenida Rio Doce, após a ponte do São Raimundo, no bairro São Paulo. Em fevereiro, chegam aos bairros Vila Bretas, na rua Lincoln Byrro, e no bairro São Paulo, na rua Dona Zulmira Pereira da Silva.
A nova captação de água de Governador Valadares vai levar água do rio Corrente Grande até as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Santa Rita, Vila Isa e Central. Ela terá capacidade de fornecer 900 litros de água tratada por segundo.
As obras, que acontecem sob supervisão da Prefeitura Municipal de Governador Valadares e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), trazem segurança hídrica para cidade e está contribuindo com a geração de emprego e renda: mais de 550 empregos diretos e indiretos serão abertos até o fim do primeiro semestre de 2021, sendo a maioria via Odebrecht Engenharia e Construção (OEC).
Medidas preventivas de saúde e segurança
Para assegurar a segurança da população que vive em torno das obras, a Fundação Renova adotou medidas preventivas de segurança. Para começar, serão instaladas grades de proteção ao longo de toda a obra, permitindo que os moradores caminhem com segurança.
Algumas das outras medidas consistem em:
- Ambulância à disposição para eventuais necessidades de colaboradores e moradores.
- Contratação de caminhões-pipa para diminuir a poeira.
- Colocação de avisos de segurança.
- Sinalização para indicar as mudanças na rota de carros.
- Presença de profissionais da Fundação Renova em contato constante com os moradores.
- Atenção especial com os idosos, as pessoas acamadas e com deficiência que moram na região das obras.
Em função da pandemia da Covid-19, uma série de protocolos estão sendo cumpridos, como aferição diária de temperatura dos colaboradores; alternância de horário das refeições servidas em marmitex; distanciamento social nas filas, mesas e cadeiras; intensificação da higienização de equipamentos e veículos; fácil acesso a álcool gel e aos pontos de higienização com sabão; uso obrigatório de máscaras; distância mínima de 2 metros entre trabalhadores; entre outras ações. Há, ainda, uma empresa dedicada à orientação e cumprimento dessas medidas.
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.