Cerca de 30 pessoas foram detidas e mais de cinquenta aves foram resgatadas durante um evento de canto de pássaros no Ginásio Poliesportivo do bairro Limoeiro, em Caratinga (MG), neste domingo (3/1/2021). Os animais e os suspeitos foram encaminhados para o Primeiro Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente na cidade. Entre os abordados, segundo a ocorrência, está o vereador Irmão Emerson (PP).
O tenente Wilson Ferreira Moura informou que o órgão já havia recebido diversas denúncias sobre esse tipo de evento, que não teria autorização do Instituto Estadual de Florestas, e nos qual havia venda ilegal de pássaros, sem anilhas ou utilizando anilhas cortadas.
“Inúmeros pássaros foram abandonados quando os militares chegaram, vários estão com anilhas irregulares”, disse o tenente.
De acordo com a PM Ambiental, o evento foi organizado pela Associação Ornitológica de Caratinga (ASSOCAR), que será autuada e notificada. O valor da multa a ser recebida pela entidade vai depender dos tipos e da quantidade de aves apreendidas que estiverem em situação irregular.
A situação das aves e dos conduzidos será analisada caso a caso. Os animais que estiverem em situação irregular podem ter diferentes destinações.
“Um veterinário do IEF vai analisar as aves. As que estiverem aptas serão devolvidas à natureza, as demais ficarão sob a responsabilidade de um fiel depositário”, explicou o militar.
O que diz o vereador
O vereador Irmão Emerson (PM), apontado pela polícia como presidente da ASSOCAR, alegou que não está mais à frente da entidade, da qual é fundador.
Ele disse para a imprensa local que o evento não precisaria de autorização do IEF por não se tratar de um torneio, apenas de premiação.
Ainda de acordo com o político, não teria aves irregulares na área delimitada pelas cordas da organização.
Vídeo
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.