Início Saúde 5 fatores que enfraquecem a imunidade em idosos

5 fatores que enfraquecem a imunidade em idosos

0

Com o passar dos anos, muitas funcionalidades do organismo vão sendo perdidas e acabam enfraquecendo o sistema imunológico

Além da própria Covid-19, gripes e pneumonias são responsáveis pela morte de milhares de pessoas todos os anos e a parcela da população acima de 60 anos acaba sendo a mais afetada. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 80% das mortes por pneumonia no Brasil são de idosos.

Diante desses dados, o que leva tantas pessoas a óbito ano após ano, sendo que existe vacina para gripe? A resposta está no sistema imunológico. Entenda quais são os principais fatores que enfraquecem a imunidade de pessoas idosas:

1. Menor produção de células sanguíneas e de defesa

O primeiro fator que afeta a imunidade de idosos em todo o mundo é, de fato, a redução natural na produção de células sanguíneas com o passar dos anos. Nos organismos jovens, essas células são produzidas nas medulas de todos os ossos longos do corpo, mas em idosos, ocorre o fenômeno de conversão troncular: em que essas células concentram-se apenas na região do tórax e deixam de ser produzidas em outros ossos do corpo. Assim, o total de células de defesa produzida por um idoso é inferior à produzida por um jovem.

2. Aparecimento de doenças crônicas

Um fator bastante significativo em relação à imunidade de pessoas idosas são as doenças crônicas. Inclusive, nesses meses de pandemia de Covid-19, pacientes diagnosticados com doenças crônicas apresentaram maior predisposição para infecção pelo novo coronavírus. Vale destacar, no entanto, que as chamadas doenças crônicas são um diagnóstico que tem como consequência um estado inflamatório permanente no organismo. Nesse sentido, ao ser infectada com algum tipo de vírus, a pessoa já está com o organismo debilitado pela inflamação.

3. Menor capacidade de conversão da vitamina D

As células de defesa do organismo dependem de elementos essenciais para funcionarem de maneira completa. A vitamina D é um deles. Mais do que isso, essa vitamina é um hormônio com funções fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Com a principal fonte de vitamina D é a luz solar, pessoas idosas acabam perdendo a capacidade de absorção e desencadeamento do processo de síntese de vitamina D. A produção pode equivaler a apenas 20% da quantidade sintetizada por um jovem, ou seja, um enorme prejuízo para a imunidade.

4. Dificuldade para absorção de nutrientes

Não apenas a pele, mas todo o organismo idoso começa a apresentar dificuldades para continuar absorvendo nutrientes como antes, e mesmo quando a pessoa se alimenta bem, ainda há o risco de o corpo desenvolver carência de alguns elementos, como vitaminas e sais minerais. Com a falta de nutrientes, o organismo fica sujeito a infecções.

5. Desidratação

Quando falamos em imunidade para idosos, a água é uma importante aliada. Isso porque, ela evita a morte de células de defesa por desidratação e é capaz de tornar o sangue mais fluido, facilitando a circulação de agentes de proteção. Contudo, naturalmente, o organismo idoso tende a ser mais desidratado. A justificativa está na temperatura corporal que, com o passar dos anos, acaba se desregulado e, por sentirem menos calor, sentem menos sede. Consequentemente, menos água é ingerida.

Obviamente, embora esses fatores sejam decorrentes da natureza humana, a imunidade de pessoas idosas pode ser amplamente fortalecida por meio de um estilo de vida saudável, com uma alimentação adequada, prática de exercícios físicos, exposição à luz solar, sono regulado, consumo de água, respiração de ar puro e boa disposição mental.

SEM COMENTÁRIOS