Polícia Civil deflagra operação “Cyber-Infamy” em São João Evangelista

0

Na manhã desta quarta-feira (5/8), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou a operação “Cyber-Infamy”, no município de São João Evangelista, que resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão em desfavor de uma adolescente de 15 anos. Ela é suspeita de praticar ato infracional análogo ao crime de difamação, por meio de redes sociais, utilizando o perfil do Instagram “fbi_sje”.

De acordo com o Delegado Luiz Jardim, os trabalhos de inteligência duraram aproximadamente três meses, sendo constatado que a adolescente recebia mensagens via direct de pessoas diversas, sobre assuntos privados, principalmente supostas traições de casais, para, posteriormente, publicá-las no stories do perfil criado. “A conclusão das investigações, além de permitir a responsabilização da suspeita do ato infracional, objetiva desestimular novos crimes cibernéticos desta natureza, tendo em vista as consequências nocivas e imprevisíveis”, informou o Delegado.

Ainda de acordo com a autoridade policial, uma pessoa no município estava sendo ameaçada por aqueles que acreditavam ser ela a administradora do perfil difamador, quando na realidade também era vítima. As investigações indicam, ainda, que no início do ano, em uma cidade próxima, uma jovem se matou por conta de difamações a seu respeito, divulgadas também em redes sociais.

O nome da operação faz referência ao modo pelo qual o ato infracional era praticado, por meio de rede social, com a divulgação de supostos fatos constrangedores, que não deveriam ser difundidos publicamente.

A investigação continuará para identificar as pessoas que enviavam as mensagens para a adolescente, para fins de divulgação no perfil dela.

Delegado fala sobre a operação

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui