BR-381 tem mais um trecho duplicado

0

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitou Minas Gerais nesta segunda-feira (3/8/2020) para liberar a obra de duplicação de um trecho da BR-381, que vai do km 411 até o 418, próximo à ponte do Engenho Velho. Freitas foi recebido pelo vice-governador Paulo Brant e a cerimônia ocorreu em Nova União, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com a nova entrega, já são 28 quilômetros duplicados e colocados à disposição da população em 2020.

Tarcísio Freitas afirmou que a BR-381 é prioridade para o governo federal. O ministro disse ainda que a União reconhece os riscos da estrada e a quantidade de acidentes que, infelizmente, nela ocorrem. “Era fundamental fazer esta duplicação. Uma obra difícil, em função das interferências, da quantidade de desapropriações, do remanejamento de serviços de concessionárias. Mas conseguimos dar impulso a essa obra”.

Ele complementou que, até setembro, será entregue o Lote 7, e, até dezembro, o Lote 3.1 completando 66 quilômetros de pistas duplicadas.

Reivindicação antiga

Grande conhecedor da região, o vice-governador lembrou que, desde o tempo em que presidiu uma indústria de papel local, viveu de perto os esforços da população junto aos governos do Estado e Federal para duplicação da estrada. “Essa região, pelo potencial econômico que tem, se sente um pouco ilhada do resto do centro econômico de Minas Gerais. Essa obra é uma antiga reivindicação dos mineiros. Agora, felizmente, percebemos que a obra será realizada”, concluiu Paulo Brant.

Continuidade

O DNIT responde por quatro do total de 11 lotes das obras de duplicação e melhoramentos na BR-381 em Minas, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Os lotes 3.2 e 3.3 já foram concluídos pelo departamento. O lote 3.1, de 12,7 quilômetros de pista duplicada já terminado, inclui os túneis Antônio Dias e Prainha.

Outros lotes da BR-381 no estado também serão duplicados, mas este processo acontecerá por meio do programa de concessão do governo federal, do Ministério da Infraestrutura. Este trecho que será duplicado está no Vale do Aço e compreende cidades como Governador Valadares, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e João Monlevade, extremamente importantes para a região.

Concluída, a duplicação facilitará o acesso ao porto de Tubarão, no Espírito Santo, e o fluxo de importação e exportação de produtos.

Fotos

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui