Circuito Rota das 10 Cachoeiras recebe incentivo

0

Quinze famílias do entorno do Parque Estadual da Serra do Intendente (Pesi), região que faz parte do circuito da Rota das 10 Cachoeiras, vão receber incentivo do governo estadual e parceiros públicos e privados. O objetivo é desenvolver o turismo. 

A iniciativa faz parte de um projeto da Associação Viva Cidade, desenvolvido em parceria com a unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, além do apoio da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

O projeto, nomeado “Incentivo para Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária na Rota das 10 Cachoeiras”, foi um dos ganhadores do edital Programa Crescer, da empresa Anglo American. 

Um total de R$ 40 mil serão destinados para a cobertura de despesas de transporte e hospedagem de seis alunos da faculdade de turismo da UFVJM, durante período de diagnóstico, para o desenvolvimento e entrega de um plano de ação para melhoria da estrutura turística local e elaboração de plano de negócio para essas famílias.

Comunidades

As comunidades de Três Barras, Cubas, Tabuleiro, Parauninha, Candeias e Baú, que circundam o parque, no município de Conceição do Mato Dentro, têm seus caminhos traçados com os atrativos da Rota e com diversos serviços oferecidos na região. 

O turismo de base comunitária tem como principais componentes a promoção da conservação ambiental, valorização da identidade cultural e geração de benefícios diretos para as comunidades receptoras.

Trabalhar a Rota das 10 Cachoeiras é uma estratégia que possibilita o envolvimento das comunidades por meio da prestação de serviços como hospedagem, alimentação, condução de visitantes, comercialização de artesanatos e produtos locais.

Diagnóstico

Os universitários realizarão o diagnóstico para adaptação de estrutura necessária para receber turistas e visitantes e, em seguida, terão apoio de professores na elaboração de um plano de negócio. 

Uma consultoria será fornecida pela Associação Viva Cidade, conforme explica a presidente, arquiteta urbanista Fernanda Lima. “Essas famílias vão receber orientações para adaptação de suas construções ou até mesmo para fazerem novas, tudo seguindo normas de segurança, higiene e saúde, além de respeitar o meio ambiente”, explica Fernanda.

O gerente do Pesi, Marcos Alexandre dos Santos, detalha que o projeto também conta com o apoio de comunidades da região e das entidades Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), UFVJM, Associação Viva Cidade, Organização Não Governamental (ONG) Cáritas e demais ONGs que atuam na região.

Todas as atividades terão início após liberação de restrições impostas em prevenção à pandemia do coronavírus.

O parque 

Inserido nos distritos de Tabuleiro e Itacolomi, no município de Conceição do Mato Dentro, o parque abrange uma área de 13.508,83 hectares. A unidade de conservação reforça o trabalho do Governo do Estado na proteção ao complexo do Espinhaço, reconhecido como Reserva da Biosfera em 2005, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os parques estaduais Serra do Intendente, Municipal do Tabuleiro, Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira formam um corredor contínuo de unidades de conservação nas altas terras da Serra do Espinhaço.

A Rota das 10 Cachoeiras consiste em um percurso de 46 quilômetros, que pode ser percorrido a pé, a cavalo ou de bicicleta. O percurso e as trilhas que levam a cada atrativo serão sinalizadas. 

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui