Polícia Civil deflagra Operação Lucano em Pedra Azul

0

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou em Pedra Azul, nesta sexta-feira (17/7/2020), a operação “Lucano”. A ação tem como objetivo apurar os crimes de peculato, falsidade ideológica e corrupção ativa, envolvendo repasses financeiros de entes públicos ao Hospital Ester Faria de Almeida. Os recursos foram destinados para aquisição de respiradores e medicamentos necessários no combate à Covid-19.

O trabalho investigativo começou após a Polícia Civil e o Ministério Público receberem denúncias de possíveis irregularidades na destinação de tais verbas. Foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa do principal alvo, onde os policiais encontraram duas armas de fogo, configurando a prática de crime de posse ilegal de arma de fogo. O suspeito foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante.

Além disso, foram apreendidos diversos documentos, computadores e equipamentos eletrônicos que servirão para a apuração dos fatos. Segundo o Delegado responsável pelo inquérito, Amaury Tomaz Tenório de Albuquerque, as apurações continuam e visam dar transparência aos recursos utilizados pela unidade de saúde. “A Polícia Civil procura, com tal investigação, dar tranquilidade aos habitantes de Pedra Azul. E, nesta oportunidade, reconhece a importância dos serviços prestados pelo referido hospital”, destaca.

Esclarecimentos do Hospital Ester Faria de Almeida

A direção do Hospital Ester Faria de Almeida (HEFA) divulgou nota no dia 8 de julho deste ano com informações sobre recursos recebidos pela instituição. Leia:

Cumpre à Administração do Hospital Ester Faria de Almeida – HEFA prestar esclarecimentos acerca das informações e imagem distribuídas, através das redes sociais, que tratam dos recursos recebidos e serviços prestados por este nosocômio. A Entidade, por sua vez, primada pela lisura, transparência e honestidade, informa:

1 – A Instituição sempre prezou por dar esclarecimentos e transparência dos recursos recebidos à população, através de faixas e mídias veiculadas nas rádios comunitárias. Nos últimos anos o HEFA abriu uma página no FACEBOOK com o intuito de ampliar este leque de ampla divulgação. Conforme demonstra o histórico das atividades, é rotina dar publicidade (campanhas, doações, parcerias, recursos financeiros recebidos, etc). Porém neste momento, pedimos desculpas a toda população, pois devido ao acumulo de serviços e ações da equipe administrativa e assistencial, voltadas ao enfrentamento da pandemia, a página permaneceu por vários dias desatualizada.

2 – No que se refere a gestão dos recursos advindos do Ministério da Saúde, sempre foi conduzida de maneira técnica e as decisões discutidas de forma colegiada com ampla ciência dos Gestores do SUS. Todos os recursos recebidos são devidamente executados conforme Plano de Trabalho pré aprovado, e posteriormente é prestado contas da sua execução aos órgãos públicos.

3 – Quanto à atuação do Egrégio Conselho e membros da Diretoria, esta se desenvolve de forma voluntária por membros da comunidade que se dedicam 24 horas, sem remuneração para o funcionamento desta casa. Por tudo isso, entende-se como inaceitável que se levantem dúvidas, sem apresentar qualquer tipo de prova, quanto à seriedade da Provedoria e membros da sua Diretoria e, portanto, que coloque em xeque a idoneidade destes.

4 – No que concerne aos equipamentos recebidos a título de cessão da Prefeitura Municipal de Pedra Azul/MG, no valor de R$ 118.000,00 (cento e dezoito mil reais). O modelo Stellar 150 está cadastrado na ANVISA (registro 80047300487) com CPAP de Nível Duplo. Classe de Risco: II., destina à ventilação de pacientes não dependentes, com respiração espontânea, não é indicado para uso em pacientes com ventilação assistida. O equipamento recebido faz parte do Rol de equipamentos necessários para implantação da Unidade de Terapia Intensiva. Insta esclarecer que o HEFA já homologou a compra de vários equipamentos para implantação de (cinco) leitos de UTI, dentre eles 5 ventiladores pulmonares de alta complexidade, com previsão de entrega para os próximos 30 dias. Durante este período a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Gerencia Regional de Saúde estão providenciando a cessão de equipamentos médicos para emprestar a Instituição, visando à estruturação do Sistema de Saúde no Enfrentamento da COVID-19.

5 – O Hospital Ester Faria de Almeida presta serviços especializados de assistência ambulatorial e hospitalar de Média Complexidade. Mediante os investimentos realizados pelo Governo Federal, a entidade busca alcançar a Alta Complexidade, objetivando propiciar à população da Região de Saúde de Pedra Azul/MG acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde do município.

Contudo, afirmações infundadas, que mais parecem manobras diversionistas e com interesses obscuros e políticos, não serão obstáculos para que o HEFA siga prestando serviço de utilidade pública e de qualidade, tão necessários, especialmente, na época desta pandemia.

Sempre primando pela responsabilidade, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui