Um caminhão pipa, uma pá carregadeira, R$ 375 mil para asfalto e contenção de enxurradas, 31 módulos sanitários, dois poços artesianos e uma Van para a Saúde no valor de R$ 113 mil. Este é o balanço inicial da ajuda conseguida por Capelinha (MG) no Alto Jequitinhonha.
Equipes técnicas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Montes Claros e da AMAJE/Diamantina estiveram na cidade para avaliar os estragos provocados pelas chuvas, mapeamento das ruas e das famílias que tiveram suas casas atingidas.
Empresários, órgãos, entidades, instituições e o povo de Capelinha também estão ajudando as famílias desalojadas e desabrigadas com a doação de alimentos, lonas, agasalhos, cobertores, calçados, colchões, material de limpeza, fraudas descartáveis, entre outros itens de primeira necessidade.
Quase uma tonelada de alimentos foram entregues na rádio Aranãs.
Inúmeros veículos de comunicação como televisão, rádios, jornais, portais de notícias, revistas e redes sociais também fazem a sua parte com a cobertura jornalística dos problemas causados pelas chuvas na cidade e realizam campanhas sociais para arrecadar donativos.
Quem quiser também pode fazer doação em dinheiro através de depósito bancário, devendo o doador se identificar para controle e divulgação dos montantes arrecadados.
Dados para depósito:
SISTEMA CAPELINHENSE DE RADIODIFUSÃO LTDA.
CONTA Nº 5035-0 – BRADESCO – CAPELINHA-MG –
CNPJ DA ARANÃS FM: 20.569836/0001-19.
Doações em alimentos, agasalhos e material de limpeza também podem ser entregues na Creche Lar dos Pequeninos, na Assistência Social ou na Associação Comercial de Capelinha (ACIAC).
O prefeito Zezinho da Vitalina decretou situação de emergência no município.