Governo estadual entrega respiradores em Teófilo Otoni

0

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (19/05/2020), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, da entrega de respiradores que passaram por manutenção e estão aptos para serem utilizados em pacientes do coronavírus em Minas Gerais. Foram entregues dez equipamentos para utilização em unidades de Saúde do município.

Durante o ato, o governador salientou que a agilidade dos órgãos mineiros para se adaptar à nova realidade faz com que o estado consiga manter até o momento os índices de contaminação sob controle.

“Minas está caminhando, comparado a outros estados, com indicadores muito melhores, tanto em número de casos quanto de óbitos. Eu atribuo isso principalmente ao fato de nós sermos bastante ágeis nas medidas de contenção da pandemia. Em segundo lugar, atribuo ao povo mineiro, que é um povo consciente, criterioso, talvez até mais desconfiado. E isso em um momento como esse faz diferença. Na dúvida, nós não vamos arriscar”, afirmou.

Zema também disse que a gestão estadual continuará acompanhando de perto a evolução da pandemia e que o trabalho conjunto será fundamental na redução dos impactos.

“Estamos lidando com um inimigo desconhecido, traiçoeiro. O que nós fizemos corretamente até agora, como eu disse, não nos garante segurança para o futuro, mas nós temos acompanhando de perto para podermos reagir rapidamente, caso necessário. É um trabalho de todos. Agradeço aos envolvidos na entrega desses respiradores, como a Polícia Militar, a Defesa Civil, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Planejamento e Gestão e as empresas que fizeram o reparo. O importante é que nós estamos conseguindo conduzir esse momento de crise, apesar da situação de calamidade financeira do Estado, com falta de recursos. Muita coisa depende de dinheiro, mas muita coisa depende de criatividade e de trabalho, e isso, com certeza, não tem faltado na nossa gestão”, destacou.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ressaltou a importância do isolamento social e do uso de máscaras na contenção da curva de contaminação e afirmou que essas medidas vão ajudar a garantir que, aos poucos, o povo mineiro possa progredir dentro da nova normalidade.

“Agradeço ao governador pela sensibilidade de entrarmos em isolamento no momento oportuno. Quando tivemos a primeira sinalização de que a curva estava começando a crescer em Minas, nós conseguimos interromper. E hoje colhemos os frutos disso. Além disso, o povo mineiro tem seguido as orientações, principalmente o uso de máscara, que é uma das grandes medidas que vai garantir que venhamos, aos poucos, mudando as orientações do isolamento”, explicou.

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, agradeceu o apoio do governo e demais autoridades envolvidas na destinação dos respiradores enviados para a cidade e destacou o esforço da gestão municipal para conciliar o combate à pandemia com a retomada econômica.

“Vivemos aqui a busca de um equilíbrio entre a realidade comercial que temos na cidade e a oferta de leitos que temos para atendimento. Ampliamos dez leitos de enfrentamento à Covid no Hospital Bom Samaritano, cadastramos os leitos do Hospital Santa Rosália e os leitos do Hospital Philadelfia. Diante disso, estamos monitorando, a cada momento, a ocupação desses leitos e adaptando as nossas medidas de flexibilização do comércio”, disse.

Também participaram da entrega o secretário de Estado de Governo, Igor Eto; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Giovanne Silva; o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Rodrigo Souza; o deputado federal Hercílio Diniz; as deputadas estaduais Laura Serrano e Celise Laviola; o deputados estaduais Neilando Pimenta, Gustavo Santana e Coronel Sandro; o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Felipe Costa; entre outras autoridades.

Respiradores

O Governo de Minas inicia nesta semana a distribuição e devolução dos respiradores devidamente recuperados para unidades de Saúde de diversas regiões do estado. Os equipamentos – que estavam estragados e inutilizados em estabelecimentos hospitalares – foram recolhidos e estão sendo consertados, ampliando a quantidade de aparelhos disponíveis para o tratamento da covid-19. A ação é mais uma das estratégias do governo estadual para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Dos 428 respiradores recolhidos até o momento, 187 já passaram por manutenção.

A operação de busca e reparo de ventiladores foi estabelecida pelo governador Romeu Zema e teve início no dia 3 de abril. A logística, focada na busca e destinação para reparo dos respiradores está sendo coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que atuou em conjunto com as Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag). A manutenção e recuperação dos respiradores foi realizada, sem custo, por meio de parcerias com as empresas Fiat, ArcelorMittal e do Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial).

O comandante-geral da PMMG, coronel Giovanne Gomes da Silva, enalteceu o trabalho conjunto. “Essa união é que vai colocar Minas cada vez mais nos trilhos certos. É uma honra para a Polícia Militar participar, sob a liderança do governador, dessa ação”, disse.

De acordo com a estratégia desenvolvida pelo Executivo, os respiradores serão devolvidos para os seus respectivos donos, ampliando a capacidade assistencial do estado. Além disso, alguns equipamentos poderão ser realocados em áreas estratégicas determinadas pela Secretaria de Saúde.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui