Primeira etapa de vacinação contra sarampo termina nesta sexta

0

O prazo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo se encerra nesta sexta-feira (13/3). Iniciada em 10 de fevereiro, a fase inicial teve como objetivo promover a imunização de crianças e jovens, com idade entre 5 e 19 anos, não vacinados ou com esquema de vacinação incompleto para essa doença infecciosa.

Em Minas, a estimativa de não vacinados entre o público prioritário é de 529.417 indivíduos com uma dose, ou seja, pessoas que tomaram somente a primeira dose da vacina, e outras 1.657.022 pessoas que não tomaram nenhuma dose.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, o sarampo é uma doença viral, transmissível e extremamente contagiosa. Na presença de pessoas não imunizadas, a doença pode se manter em níveis endêmicos.

“O sarampo é prevenível por vacinação”, destaca Josianne. Por essa razão, a realização desta campanha e a adesão por parte do público prioritário são imprescindíveis “para garantir a devida proteção da população contra a doença, e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país. A principal ação da SES-MG para impedir o avanço do sarampo é manter a população protegida por meio da vacinação”, reforça a coordenadora.

“A imunização será realizada de forma seletiva, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação do cartão ou caderneta de vacinação deste público”, complementou.

A atualização da cobertura vacinal contra o sarampo será atualizada somente após a realização da campanha.

O atual esquema de vacinação para que a pessoa seja considerada imunizada contra o sarampo prevê duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses e 29 anos, e uma dose da vacina para pessoas de 30 a 49 anos. “Portanto, são imprescindíveis duas doses para proteção contra a doença”, reforça Josianne.

Ainda, de acordo com a coordenadora da SES-MG, para quem não conseguiu se vacinar durante a campanha, a vacina está disponível durante todo o ano nas unidades de Saúde, para o público de 6 meses a 59 anos de idade, pois faz parte do calendário nacional de vacinação.

2ª etapa da campanha

A segunda etapa da campanha será realizada no período do dia 3 a 31 de agosto, com o dia D de mobilização social no dia 22/8 (sábado). Essa fase é direcionada às pessoas de 30 a 59 anos, que não tenham comprovação vacinal de ao menos uma dose da vacina tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui