Governo de Minas reconhece situação de emergência em Valadares

0

Com as fortes chuvas e os prejuízos advindos da enchente em Valadares, o governador Romeu Zema (Novo) reconheceu a situação de emergência do município, assim como de outras cidades mineiras. O reconhecimento se deu por meio da publicação do decreto nº 38, divulgado no Diário do Executivo estadual, na última quinta-feira (30). 

O prefeito da cidade, André Merlo, decretou a situação de emergência, na segunda-feira (27), em função das áreas inundadas e do número de desalojados, que ultrapassou 15 mil pessoas. Cerca de 50 mil moradores de áreas ribeirinhas foram prejudicados direta e indiretamente, e mais de 500 ficaram desabrigados.

O decreto, que vigorará por 180 dias, a partir da data da publicação, permite a “mobilização todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e sua recuperação”, além de “dispensar de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários afetados”, diz trechos do documento.

Sobre o saque do FGTS

De acordo com a Lei 10.878/2004 é permitido aos trabalhadores saque do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) “em caso de necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural”. O valor limite é de até R$6.220 por pessoa, para quem possui saldo em conta. No entanto, a liberação desse recurso só é possível após reconhecimento por parte do governo federal. A Prefeitura de Valadares está encaminhando toda a documentação necessária para o governo federal para a homologação da situação de emergência.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui