Cemig apresenta projeto inovador de eficiência energética em Capelinha

0

Com o objetivo de levar orientação sobre o uso sustentável da energia, a Cemig apresenta, nesta semana, uma experiência inovadora na cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Trata-se de um ciclo de palestras itinerante que terá como diferencial unidades móveis e tendas tecnológicas equipadas com jogos interativos de eficiência energética.

O Cemig nas Escolas, como é intitulado, integra as ações do Programa de Eficiência Energética da companhia, e busca, principalmente, a disseminação de hábitos que contribuem para a redução do desperdício de energia elétrica. Para promover essa transformação, a iniciativa ocorre em duas etapas: conscientização dos alunos por meio de palestras nas escolas e a visitação ao circuito de eficiência energética formado pela tenda e unidade móvel – sendo  esse circuito aberto ao público em geral.

Segundo o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o projeto nasce com o intuito de transformar a relação de alunos e comunidade com a energia, mostrando que é possível manter o conforto e eliminar, ao mesmo tempo, o desperdício desse recurso. “Queremos levar aos nossos clientes informações para o uso sustentável da energia, e entendemos que experiências interativas e inovadoras reforçam esse conceito”, afirma.

Foto: Divulgação / Cemig

Jogos interativos e eficiência energética

O circuito de eficiência energética contempla uma tenda tecnológica com 4 jogos interativos, com destaque para o de realidade virtual, e uma unidade móvel (caminhão) que, em seu interior, recebe o escape room. Nesse jogo, que simula uma casa e equipamentos eletrodomésticos, os participantes deverão solucionar desafios para tornar o ambiente mais eficiente.

As atividades do circuito de eficiência energética estarão disponíveis ao público dos locais visitados. Ao longo do Cemig nas Escolas, serão mais de 100 municípios e 300 mil alunos beneficiados, sendo investidos, aproximadamente, R$ 12 milhões para a realização da iniciativa.

Educação e Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

Serviço

De 21 a 28/11/2019: Palestras nas Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueira, Escola Estadual Doutor Juscelino Barbosa, Escola Estadual Antônio Lago,  Escola Estadual Professor Geraldo Otoni Barbosa e Escola Estadual Professora Hermínia Eponina da Silva  

De 21 a 28/11/2019: Unidade móvel e tenda, das 9 às 12h e das 13 às 18 horas. Aos sábados, a unidade funcionará no mesmo horário. A estrutura ficará na Praça do Povo.

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui