A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras deverá realizar uma audiência pública para debater a possibilidade de retorno do funcionamento da ferrovia Bahia-Minas, que ligava os municípios de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) e Caravelas, no litoral sul da Bahia. Requerimento com esse objetivo foi aprovado pela comissão em reunião realizada na quinta-feira (28/3/19), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião ainda não tem data agendada.
Criada em 1882, a Bahia-Minas funcionou até 1966, em uma extensão de aproximadamente 600 quilômetros. Autor do requerimento para realização da audiência pública, o deputado Doutor Jean Freire (PT) afirma que o objetivo é discutir o impacto econômico e social dessa reativação da ferrovia nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, no nordeste mineiro.
Para o deputado, a ferrovia poderia substituir, com vantagens econômicas, sociais e ambientais, os minerodutos que foram construídos ou projetados para transportar a produção mineral para exportação. “Os minerodutos consomem nossa água porque não temos ferrovias”, afirmou o parlamentar.
Na mesma reunião, foi aprovado um outro requerimento para que a comissão realize uma visita a um trecho da antiga ferrovia, no município de Araçuaí, para vistoriar as condições de abandono da estrutura. Além de Doutor Jean Freire, também assinam o requerimento os parlamentares João Leite (PSDB), presidente da comissão; Raul Belém (PSC) e Coronel Henrique (PSL).
Outros dois requerimentos para realização de audiências públicas foram aprovados pela comissão, nessa quinta-feira. Um deles, de autoria dos mesmos parlamentares, mais o deputado Gustavo Mitre (PSC), é para receber o subsecretário de Regulação de Transportes de Minas Gerais, Diogo Prosdocimi, a fim de conhecer quais são os projetos ferroviários para o Estado.
O outro requerimento, também de autoria dos mesmos deputados, foi aprovado por sugestão do diretor da ONG Trem, André Azevedo, convidado recebido pela comissão na reunião desta quinta. Trata-se de uma audiência pública no município de Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte) para debater a reativação de uma linha ferroviária de passageiros entre este município e a Capital, com o fim de incrementar o turismo no Museu de Inhotim e possibilitar a recuperação econômica local, tendo em vista os prejuízos causados pelo rompimento da barragem da empresa Vale na Mina Córrego do Feijão.
Outro convidado recebido durante a reunião foi o ex-deputado federal e ex-deputado estadual Marcos Tito, que foi cassado pela ditadura militar em 1977, com base no Ato Institucional nº 5. O deputado deu um depoimento pessoal sobre a importância da infraestrutura ferroviária no passado, defendendo sua recuperação.
Ainda nesta reunião, o deputado Coronel Henrique defendeu que a comissão se empenhe para conseguir a reativação de uma linha ferroviária de passageiros entre o município de Barbacena (Região Central) e Santos Dumont (Zona da Mata), onde está localizado o Museu de Cabangu, dedicado à memória do pioneiro aviador brasileiro.
Durante o debate, André Azevedo afirmou que esse trem de passageiros só não foi recentemente restaurado por objeções da MRS Logística, concessionária da Malha Regional Sudeste da antiga Rede Ferroviária Federal S/A, que administra as linhas remanescentes na região de Barbacena e Santos Dumont.
O presidente da Comissão Pró-Ferrovias, deputado João Leite, também comemorou a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no dia 26 de março, de suspender a votação do relatório sobre a renovação antecipada de concessões ferroviárias, entre as quais a Estrada de Ferro Vitória-Minas, administrada pela empresa Vale.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: ALMG)
projeto muito bom espero que não fique apenas no papel
Sou de Ladaninha, uma das rotas Bahia Minas, será que também vai ser beneficiada?
parabéns meu deputado Dr Jean Freire..gostei da sua visão.referente a ferrovia Bahia Minas.sinal de progresso nos vales jequitinhonha e Mucuri..muito bonito essa atitude..
Parabens dr jean fico na torcida .Tenho fé que vamos reativar a ferrovia quero conhecer afinal eu nem era nascida qnd desativada