Ex-prefeito de Ipaba é preso por uso indevido de bens e serviços públicos

0

A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça decretou a prisão preventiva de ex-prefeito de Ipaba, no Vale do Aço. Edimarques Gonçalves Teixeira, acusado de utilizar bens e serviços públicos em proveito alheio, foi preso hoje, 5 de junho de 2018.

Segundo inquérito policial, em outubro de 2016, valendo-se do cargo, o então prefeito cedeu caminhão basculante do município a um policial militar, para que ele transportasse areia e brita para um sítio de propriedade de seus familiares, localizado na cidade de Periquito. Também permitiu que o policial militar utilizasse o motorista, servidor público municipal, para a condução do veículo fora do horário do expediente. Além disso, o caminhão foi abastecido em posto de combustíveis que possui convênio com a Prefeitura de Ipaba, de modo que a despesa recaiu sobre os cofres públicos.

Já ciente do procedimento investigatório e respondendo também a ação por improbidade administrativa, o ex-prefeito não foi mais localizado e tentou criar documento, através de falsa edição de decreto, para legitimar sua conduta. Assim, segundo o promotor de Justiça Francisco Ângelo Silva Assis, a prisão preventiva era indispensável para garantir a instrução processual e a aplicação da lei penal.

Na denúncia, o MPMG requer a condenação do denunciado pelo crime de responsabilidade consistente em utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos (art. 1º, II, do Decreto Lei n. 201, de 1.967).

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui