Início Leste de Minas Serviços essenciais seguem afetados no Vale do Aço no oitavo dia de...

Serviços essenciais seguem afetados no Vale do Aço no oitavo dia de paralisação dos caminhoneiros

0

A semana começa com aulas suspensas na rede de ensino, universidades e alteração no funcionamento do transporte público no Vale do Aço. Mesmo após o anúncio do governo informando que atendeu a maior parte das reivindicações dos caminhoneiros, na manhã desta segunda-feira, dia 28 de maio de 2018, a categoria segue ocupando o acostamento da BR-381, na altura do Bairro Horto, em Ipatinga.

A paralisação nacional dos caminhoneiros entrou no oitavo dia. O protesto ocorre de forma pacífica e o trânsito não está bloqueado porque os veículos de carga estão estacionados às margens da rodovia.

Os caminhoneiros também os caminhoneiros também protestam na BR-116, em Governador Valadares e Teófilo Otoni, na MGC-120, em Capelinha e São João Evangelista, e na MGC-367, em Turmalina.

Transporte

O transporte coletivo urbano municipal em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo tiveram a frota reduzida, operando com a escala de horários de sábado. A empresa Univale, responsável pelo transporte público intermunicipal, informou que a frota foi reduzida em 25%, circulando apenas nos seguintes horários: 5h às 8h; 13h às 16; 17 às 18h30 e 21h às 00h.

As empresas informaram que até o fim desta segunda-feira (28), caso a situação não seja regularizada, os horários podem sofrer alterações.

As vans, que fazem o transporte escolar das três principais cidades do Vale do Aço, também não estão circulando.

Na manhã desta segunda-feira (28), os usuários do transporte público enfrentaram dificuldades para chegarem ao trabalho. Com a frota reduzida, muitos ônibus não pararam nos pontos porque já estavam com a carga máxima de passageiros.

“O grande problema é que além de reduzir os ônibus nós estamos confusas em relação aos horários e quando o ônibus passa, já está lotado e muitos motoristas não param”, disse a auxiliar de serviços gerais, Maria Aparecida Silva, que chegou no ponto às 6h30.

Escolas

As aulas nas escolas municipais de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano foram suspensas nesta segunda-feira (28). Na rede particular, também não haverá aula. Na rede estadual, as aulas foram canceladas desde a sexta-feira (25) e permanecem nesta semana.

Saúde

As cirurgias eletivas e a coleta domiciliar estão suspensas no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, devido à falta de combustível. Segundo o hospital, serão priorizados serviços de oncologia, hemodiálise e os atendimentos de urgência e emergência

O Hospital da Unimed Vale do Aço informou que foram cancelados os atendimentos nos Núcleos de Especialidades e Diagnóstico, nos Postos de Coleta, Exames de Endoscopia, Pequenos Procedimentos e Central de Marcação. Também foram cancelados os procedimentos cirúrgicos eletivos.

O Hospital e Maternidade Vital Brasil reduziu o atendimento hospitalar desde a última sexta-feira (25). A unidade está atendendo apenas as classificações de cores vermelha e laranja.

Combustíveis

Segundo o diretor adjunto do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), Gustavo Souza, apenas três postos da região têm gasolina e etanol disponível nesta segunda-feira, o que representa menos de 1%.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

(Fonte: G1 Vales)

SEM COMENTÁRIOS