Um Papai Noel voluntário de Itatiba (SP) levou um susto enquanto desfilava de trenó pelas ruas do bairro Porto Seguro, no domingo (10/12/2017), e distribuía doces para os moradores. Quando as crianças descobriram que as balas tinham acabado, começaram a atirar pedras na equipe do “bom velhinho”.
Ninguém ficou ferido, mas um dos membros do grupo quase foi atingido na cabeça enquanto estava de costas para os agressores.
O homem, que não quis se identificar, contou que todo ano se veste de Papai Noel e distribui doces às crianças de bairros periféricos. Ele disse que se assustou quando as crianças passaram a jogar as pedras, gritando palavras de baixo calão, como “filho da p…” e “vai tomar no c…”
O Papai Noel usou sua página numa rede social para relatar o caso e desabafar. “Quando estávamos indo para o Porto Seguro, passamos por três ruas, até que chegou o momento em que acabaram as balas. A partir desse momento, muitas crianças começaram a nos insultar, tacando várias pedras… É uma situação muito triste, pois fazia algum tempo que não íamos para lá por conta da mesma situação. Agora vai ser mais difícil ainda voltarmos, mas pedimos aos pais para trazerem as crianças ao centro da cidade, na vila natalina, para prestigiar o Natal tradicional itatibense”, escreveu.
Segundo ele, não é a primeira vez que o Papai Noel é hostilizado no bairro, tanto que a distribuição ali estava suspensa havia quatro anos. O caso não foi registrado na Polícia Civil, mas repercutiu em redes sociais. “A culpa não é das crianças, é dos pais que não educam, de um Estado ausente que não dá perspectiva de estudos… Um País mal educado, com uma geração mal educada, dá nisso”, escreveu o internauta Gustavo Passos.
“Papai Noel é um símbolo do capitalismo hétero normativo opressor. Só aparece pra agradar os ricos”, postou outro, que se identifica como Daniel Junior.
Além do rapaz e do Papai Noel, outros três voluntários participavam da apresentação de domingo. Diante do ocorrido, o grupo decidiu carregar o caminhão com mais balas e ir para a Praça da Bandeira.
A prefeitura de Itatiba informou que não foi comunicada oficialmente sobre a situação descrita pelo Papai Noel. Segundo a nota, a cidade possui forte tradição de Papais Noéis, que se organizam de forma voluntária, fazem arrecadações e percorrem os bairros distribuindo doces, sem comunicação ou vínculo com a prefeitura. Os voluntários percorrem os bairros distribuindo doces, sem comunicação ou vínculo com a prefeitura.
Crianças atiraram pedras na equipe do Papai Noel (Foto: Reprodução/G1)
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí / Agência Estado)