Início Norte de Minas Nível da barragem que abastece Montes Claros sobe 21 cm com chuvas...

Nível da barragem que abastece Montes Claros sobe 21 cm com chuvas do fim de semana

0

Após as chuvas do final de semana, a Barragem de Juramento, principal fonte de abastecimento de Montes Claros, subiu 21 centímetros e está com 15,06% da capacidade de volume total; na sexta-feira, o registro era de 14,36%. Os dados foram divulgados pelo superintendente da Copasa, Roberto Luiz Botelho, na manhã desta segunda-feira (11/12/2017). Desde o início de dezembro, a barragem subiu 54 centímetros. As fortes chuvas e a diminuição da retirada de água na barragem ajudaram nesta recuperação.

“A barragem começou a sinalizar positivamente e demonstra recuperação, já que em novembro praticamente não houve aumento significativo da capacidade de volume. A retirada de água da barragem foi reduzida a partir do dia 04 de dezembro de 320 l/s para 120 l/s. Essa redução foi possível devido a entrada em operação da captação sazonal do rio Verde Grande, situada nos fundos da ETA, que está produzindo cerca de 220 l/s. Com isso, conseguimos preservá-la”,explicou.

Nível da barragem subiu 21 cm com chuvas do fim de semana (Foto: Copasa/Divulgação)

Chuvas

Segundo dados da estação metrológica da Unimontes, vinculada ao sistema integrado de dados ambientais, da zero hora de sábado (9) até às 6h desta segunda-feira (11), choveu 57,5 mm na região dos Bairros Todos os Santos, Ibituruna e Melo, em Montes Claros. O período de chuva mais intenso foi entre às 18h e 21h, de domingo (10); choveu 39 mm. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou que choveu 4 mm até às 4h desta segunda (11) e 60 mm no domingo (10).

A Copasa informou que nos primeiros 11 dias de dezembro, choveu 156 mm na barragem. A média esperada é em torno de 251 mm. Para o rodízio voltar a ser flexibilizado é preciso que a barragem chegue a, pelo menos, 36%, de acordo com o superintende. Em setembro, a barragem de Juramento atingiu o nível mais crítico e a Copasa alterou rodízio de abastecimento em Montes Claros.

“Ano passado, nesta mesma época, estávamos com mais de 33% da capacidade total. Então, é preciso que continue chovendo para conseguirmos uma boa recuperação. Entre 36% e 40%, podemos pensar em retomar o rodízio para 18h de abastecimento. O cuidado com o uso da água continua e tem de ser permanente”, explicou. Os dados do rodízio são postados semanalmente no site da empresa.

Em outubro, a prefeitura decretou situação de calamidade devido ao período de estiagem em Montes Claros. Uma das medidas permitidas pelo decreto é o uso de poços artesianos particulares para o sistema de abastecimento do município. O decreto tem o prazo de 12 meses e prevê ainda punição àquelas pessoas que desperdiçarem água. A forma de execução do decreto, que inclui a definição de quem vai fiscalizar o desperdício de água e o valor das multas aplicadas, não foi divulgada.

Previsão de Chuvas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de tempo nublado, céu encoberto com pancadas de chuva até quinta-feira (14). Na sexta (15), a temperatura pode chegar a 24°C, com trovoadas.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

(Fonte: G1 Grande Minas)

SEM COMENTÁRIOS